Sonae apoiou mais de 200 mil estudantes em 2023

A Sonae reforçou o seu apoio à educação em 2023, investindo em mais de 200 mil estudantes, directamente e através dos seus múltiplos parceiros de norte a sul do País.

 

Este número reflecte a política de responsabilidade social corporativa da Sonae, que procura oferecer igualdade de oportunidades a crianças, jovens e adultos, facilitando o seu acesso à educação.

Daniel Fonseca, director de Marca e Comunicação Corporativa da Sonae, afirma: «A educação é o mais poderoso catalisador para o desenvolvimento social e económico da sociedade. Funciona como elevador social e contribui para a eliminação ou mitigação de factores de desigualdade ou exclusão social.»

«Por isso, na Sonae, a educação é uma das prioridades na estratégia de responsabilidade social corporativa, procurando desenvolver e apoiar iniciativas que facilitem o acesso à melhor educação e que promovam a inovação no ensino», acrescenta.

Para fomentar o desempenho escolar e a igualdade de oportunidades, a empresa trabalha em estreita colaboração com várias organizações, como a Teach For Portugal, actualmente sediada no Sonae Campus na Maia, e a Associação EPIS.

A Sonae pretende contribuir para o sucesso académico, mas também preparar os jovens para os desafios e as oportunidades da economia global. Com este propósito, apoia a Junior Achievement Portugal, numa parceria que se mantém desde 2006 e que envolve inclusive voluntários Sonae.

Para impulsionar novos modelos educativos e ajudar a desenvolver competências digitais, apoia ainda instituições como a Ensico, que promove o ensino da computação, e a 42, uma escola de programação sem aulas, sem horários e totalmente gratuita, pretendendo que as competências digitais cheguem a todos de uma forma revolucionária.

A Sonae defende também uma educação abrangente, que desenvolva múltiplas competências e proporcione estímulos diversos, promovendo a criatividade e cidadãos mais conscientes, sensíveis e críticos. O apoio dos serviços educativos de instituições como a Fundação de Serralves, a Casa da Música ou a Galeria da Biodiversidade, contribuem para o acesso à educação artística e cultural de todos.

Outra das preocupações na área da Educação é a capacitação e empoderamento das mulheres, pelo que apoia a Girl Move Academy e o Programa PROMOVA, fomentando a criação de ambientes que respeitem e valorizem a individualidade de todos.

A forte aposta social da Sonae na área da educação foi reforçada, no último ano, com o lançamento do Prémio Sonae Educação, uma iniciativa que visa promover projectos inovadores e inclusivos, com um impacto significativo na melhoria do acesso e qualidade da educação.

O prémio, que distribui 100 mil euros, teve como vencedores o NoCode Institute, que concorreu com uma plataforma digital que tem a missão de requalificar e relançar carreiras de profissionais em risco pela economia digital, e a EKUI (acrónimo para Equidade, Knowledge, Universalidade e Inclusão), um projecto que visa eliminar barreiras na comunicação linguística através de quatro formas de alfabetização.

Ler Mais