Sonae vai premiar os melhores projectos de inovação e inclusão na Educação. O valor do prémio aumentou e as escolas públicas também podem candidatar-se

A Sonae lançou a segunda edição do Prémio Sonae Educação para promover a inovação e a inclusão na educação em Portugal. A iniciativa vai distinguir projectos que contribuam para melhorar o acesso e a qualidade da educação em Portugal, em todas as fases do ciclo de aprendizagem.

 

Depois da da primeira edição, com mais de 400 candidaturas, em 2024 a Sonae decidiu aumentar em 50% o valor monetário do prémio, de 100 mil para 150 mil euros, visando estimular o surgimento de mais iniciativas inovadoras na área da Educação em Portugal e reforçar o número de projectos apoiados.

O objectivo é premiar projectos que promovam abordagens educativas inovadoras e que, por via da educação, qualificação ou requalificação, contribuam para a mitigação de factores de desigualdade ou exclusão, fomentando uma sociedade mais inclusiva, capacitada e resiliente.

Nesta segunda edição, a Sonae decidiu alargar a possibilidade de candidaturas a qualquer tipo de entidade, seja de natureza pública ou privada, com ou sem fins lucrativos, desde que focadas no impacto social da sua intervenção no âmbito da educação, qualificação ou requalificação.

Assim, pela primeira vez, as escolas públicas podem candidatar-se ao Prémio Sonae Educação e beneficiar do apoio financeiro e do know-how da Sonae.

As candidaturas estão abertas até 30 de Junho. As entidades podem candidatar-se com um ou mais projectos, mas apenas um poderá ser premiado. No total, o valor do Prémio Sonae Educação será dividido por três ou mais projectos.

O júri da segunda edição do Prémio Sonae Educação é composto por Isabel Alçada, professora e membro do Conselho Consultivo EDULOG; João Gonçalves, diretor-geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE); Nuno Comando, head of Incubation, Acceleration & Communications da Casa do Impacto da SCML; Rita Serra, Education lead da Microsoft Portugal; e João Günther Amaral, administrador executivo da Sonae.

«A educação é o mais poderoso elevador social, fundamental para acelerar o desenvolvimento individual e da sociedade, e para combater as desigualdades. As mais de 400 candidaturas da primeira edição mostraram que o Prémio Sonae Educação pode mesmo fazer a diferença no trabalho de organizações essenciais para a melhoria da qualidade do ensino no país», realça João Günther Amaral, membro do júri e administrador executivo da Sonae.

«Por isso, nesta segunda edição, o valor do prémio aumentou e foi aberto a todas as entidades, incluindo escolas públicas, reconhecendo a qualidade dos projectos e o seu potencial de impacto», explica.

Ler Mais