Startups e PME’s vão juntar-se para pensar novas soluções para o Turismo em Portugal

Nos dias 24, 25 e 26 de Março, o evento MatchMaking Check-In, junta 21 startups nacionais e internacionais a 16 PME’s do sector do Turismo com o objectivo de durante esses três dias potenciar parcerias de sucesso no sentido de encontrar novas soluções para o sector e transformar o Turismo em Portugal.

 

O evento é promovido pelo Entrepreneurship Hub e Westmont Institute of Tourism & Hospitality da Nova SBE, com o apoio do Turismo de Portugal.

A ambição de construir experiências de turismo mais actuais, mais sustentáveis e mais seguras será o mote para o evento de co-criação que vai decorrer num formato digital.

A abertura do MatchMaking Check-In contará com a presença da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, à qual se seguem as talks «A inovação contínua» e «Como maximizar o impacto», dinamizadas pelos professores da Nova SBE, Nadim Habib e Ricardo Zózimo, respectivamente.

Durante os três dias, as startups participantes e as PME’s vão realizar mais de 60 reuniões com o objectivo de potenciarem sinergias. No dia 26 será o momento das 21 startups revelarem os projectos-piloto que pretendem desenvolver em parceria com as PME’s.

A selecção das 21 startups finalistas foi realizada de forma colaborativa, por todos os parceiros do programa Check-In, de forma a garantir uma maior adequação das soluções apresentadas aos desafios das empresas parceiras, bem como, à cultura de inovação necessária ao sucesso das parcerias.

A lista final conta com 13 startups nacionais e as restantes oriundas de sere nacionalidades diferentes (Espanha, Polónia, Canadá, Estónia, Reino Unido, Estados Unidos e Suíça). A selecção conta ainda com áreas bastante distintas de actuação, mobilidade e gestão de fluxos de pessoas, serviço de concierge e digitalização da experiência do cliente, ferramentas de realidade virtual e de realidade aumentada, soluções de reconhecimento facial, e ainda monitorização de infra-estruturas e eficiência energética.

Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, salienta: «A inovação e a sustentabilidade têm sido prioridades na estratégia do Turismo de Portugal e são agora fundamentais para a retoma nos próximos anos. Com o apoio ao programa Check-In queremos incentivar e acelerar o processo de adopção de soluções tecnológicas inovadoras pelas empresas, para uma retoma mais ágil e sólida do sector. A tecnologia contribui para criar as condições para concretizar a percepção de segurança sanitária, determinante para gerar confiança no turista e criar experiências fluídas. Contribui igualmente para o conhecimento baseado em dados, decisivo a um desempenho empresarial mais eficiente, tornando as empresas e o destino mais competitivos e sustentáveis no mercado global.»

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