Subsídio de desemprego pode ser alargado para os jovens
O tempo de subsídio de desemprego para os jovens com menos de 30 anos pode vir a ser alargado. A garantia foi dada por Pedro Mota Soares, ministro da Segurança Social, em entrevista à Renascença.
“A UGT fez-nos um conjunto de propostas para se poder aumentar um pouco mais o período de concessão do subsídio de desemprego aos trabalhadores mais jovens e nós estamos disponíveis para ouvir estas propostas e tentar encontrar um compromisso”, avança Pedro Mota Soares.
O ministro afirma ainda que está disponível para negociar as propostas na revisão do regime de atribuição do subsídio de desemprego, ainda que a margem de negociação seja “curta”, como classifica.
A proposta do Governo para a revisão do regime dos subsídios de desemprego concede maior facilidade ao acesso ao subsídio de desemprego, ao reduzir de 15 para 12 meses o período mínimo de descontos para ter acesso, mas diminui a duração da prestação. No exemplo avançado pela Agência Financeira, um jovem que tenha descontado menos de 15 meses vê a atribuição passar dos 9 para os 4 meses.