Tabaqueira é considerada case study ambiental

A Philip Morris Internacional (PMI), de que a Tabaqueira é subsidiária, publicou o seu primeiro Relatório Integrado, documento que reporta a visão de sustentabilidade abrangente do Grupo e que dá conta do desempenho ambiental, social e de governança (da sigla em inglês, ESG) da Organização.

 

Esta primeira edição do Relatório Integrado da PMI, relativo a 2019, aponta a portuguesa Tabaqueira como um case study nas mais diversas práticas de desempenho ambiental, social e de governança, sublinhando, por exemplo, o sucesso que a empresa teve na implementação de novos produtos de tabaco aquecido sem combustão no mercado português, nomeadamente o IQOS. São já cerca de 200 mil os portugueses que trocaram os cigarros tradicionais por outras alternativas inovadoras que permitem consumir nicotina de forma menos nociva.

As diversas campanhas de sensibilização ambiental promovidas pela Tabaqueira e que procuram alertar e encorajar os consumidores a eliminarem devidamente os filtros de cigarros em cinzeiros e caixotes do lixo, em parceria com municípios portugueses e eventos de grande dimensão, como a Regata de Portugal ou festivais de verão, também merecem nota positiva por parte da multinacional PMI.

O documento sublinha ainda as boas práticas da Tabaqueira, um dos principais centros de produção da PMI da Europa, no que à gestão sustentável diz respeito, lembrando que, em 2019, foi a primeira fábrica em Portugal a garantir a certificação Alliance for Water Stewardship (AWS), que reconhece a gestão sustentável de água. Adicionalmente, reforça o importante trabalho que a organização portuguesa tem vindo a fazer na área da segurança do trabalho. A eliminação de comportamentos de risco entre os seus trabalhadores fabris é uma das prioridades para a Tabaqueira que, entre outras acções, tem investido em iniciativas de sensibilização e programas de mudança comportamental.

Miguel Matos, director-geral da Tabaqueira, afirma: «Uma empresa de Tabaco pode mesmo ser sustentável. E reduzir os efeitos nocivos dos produtos de tabaco é o principal contributo que podemos dar para um futuro mais sustentável. Na Tabaqueira, procuramos ter uma visão integrada das práticas de sustentabilidade ao longo de toda a nossa cadeia de valor, uma vez que só assim acreditamos ser possível avançar em direcção a um futuro sem fumo. Ao longo dos últimos anos, temos procurado ter uma visão de sustentabilidade 360º para toda a companhia, e o facto de a Tabaqueira ser apontada como um case study dentro do universo PMI demonstra o nosso empenho e prova que estamos no caminho certo. Por isso, a prioridade que temos dado a acções de sensibilização ambiental, a programas de segurança do trabalho na nossa fábrica e à gestão eficiente de recursos, como a água.»

E acrescenta: «Outra vertente não menos importante é a comercialização responsável dos nossos produtos, onde destaco claramente todas as iniciativas de prevenção do acesso dos jovens a produtos de tabaco ou nicotina, bem como um rigoroso e abrangente código de conduta que é seguido por todos os colaboradores. Por último não posso deixar de destacar que a sustentabilidade também é diversidade e inclusão. Neste âmbito realço que fomos a primeira empresa em Portugal a ser certificada pela igualdade salarial entre homens e mulheres».

Ler Mais