Tabaqueira promove acção de sensibilização ambiental na Final Four da Allianz CUP

Depois de duas meia-finais na final Four da Allianz CUP, o Estádio Municipal de Leiria – Dr. Magalhães Pessoa recebeu, esta quinta-feira, uma outra equipa que juntou Nuno Gomes, Beto Pimparel e Luís Boa Morte, embaixadores da Liga Portugal, num desafio de sensibilização para o correto descarte dos resíduos dos produtos de tabaco, nomeadamente, filtros.

 

A iniciativa “A Final Four Não é Um Cinzeiro” é uma parceria da Fundação do Futebol – Liga Portugal, Câmara Municipal de Leiria e Tabaqueira que, pelo segundo ano consecutivo, faz da discussão do Campeão de Inverno uma inspiração para a mudança de comportamentos.

Nos dois primeiros dias da Final Four da Allianz CUP foram distribuídos cinzeiros descartáveis aos adeptos, que permitiram armazenar as beatas e, posteriormente, descartá-las corretamente. Evitando assim o dano ambiental.

Nuno Gomes e Beto Pimparel, vice-presidente e vogal do Conselho de Administração da Fundação do Futebol – Liga Portugal, respectivamente, companheiros de Luís Boa Morte na equipa dos embaixadores da Liga Portugal, juntaram-se aos colaboradores da autarquia leiriense na recolha de beatas, nas imediações do Estádio Municipal de Leiria – Dr. Magalhães Pessoa.

A acção contou também com a presença de Helena Pires, CEO da Liga Portugal, Catarina Louro, vereadora da Câmara Municipal de Leiria com o pelouro da Economia, e de Rosalina Tanganho e Rui Piteira, manager de Sustentabilidade e responsável pela Comunicação Institucional da Tabaqueira, respectivamente.

A sensibilização para a necessidade de mudar comportamentos voltou a juntar a Fundação do Futebol e a Tabaqueira, que desde 2019 está no terreno e já distribuiu mais de 117 mil cinzeiros no âmbito da campanha “Portugal Não É Um Cinzeiro.”

«Espero que esta acção sirva para sensibilizar os adeptos, todos os que gostam de vir ao estádio ver bom futebol, para esta evidência: as beatas são para colocar no cinzeiro. Não custa nada e, se todos fizermos um bocadinho, vamos ajudar o Ambiente», apelou Nuno Gomes, vice-presidente do CA da Fundação do Futebol – Liga Portugal.

Beto Pimparel, vogal do CA da Fundação do Futebol, participou nesta acção pela segunda vez e saudou os sinais de mudança de comportamento. «Demos a volta ao estádio, fizemos toda esta vistoria às bancadas e há uma redução significativa das beatas no chão. Ou seja, as pessoas estão a ficar, cada vez mais, consciencializadas para a importância de deixar tudo limpo e de cuidar do Ambiente. Esse é o melhor resultado que podemos ter: é chegar a este ano e ver uma redução significativa dos resíduos, afinal, aquilo para que trabalhámos», afirmou.

Rosalina Tanganho, Manager de Sustentabilidade da Tabaqueira, destacou o carácter inspirador do Futebol para esta causa. «Para a Tabaqueira, cujo modelo de negócio é a Sustentabilidade, a sensibilização ambiental e a consciencialização dos fumadores adultos, em particular, para o correto descarte das beatas e dos filtros, é fundamental, tal como o é unir esforços, porque esta é uma questão de mudarmos hábitos. Estamos muito gratos à Fundação do Futebol – Liga Portugal e à Câmara Municipal de Leiria por se associarem a esta iniciativa, bem como aos embaixadores da Liga Portugal, que nos inspiraram e continuam a inspirar com comportamentos que mostram que todos podemos fazer a diferença na protecção do Ambiente.»

Carlos Palheira, vereador da Câmara Municipal de Leiria com o pelouro do Desporto, afirmou, «esta iniciativa é uma oportunidade para reforçar a mensagem de que o desporto e a sustentabilidade caminham lado a lado. Queremos que Leiria, ao acolher a Final Four da Allianz Cup, seja um exemplo de boas práticas ambientais e que esta campanha sensibilize para a importância de descartarmos corretamente os resíduos, incluindo os de tabaco. Leiria é uma cidade com uma elevadíssima prática de actividade física e desporto, algo que muito nos orgulha, e acreditamos que esta mentalidade de bem-estar também se deve refletir em atitudes responsáveis para com o ambiente. O desporto une as pessoas, mas também deve inspirar comportamentos que deixam um legado positivo, não só em campo, mas também no ambiente.»

 

Ler Mais