Teatros nacionais vão ter desconto de 50% nos bilhetes em 2025 (mas só para alguns)
O desconto de 50% no acesso aos teatros nacionais para jovens até aos 25 anos é uma das medidas do “Acesso/Democratizar a Cultura” para o sector, presentes no Orçamento do Estado aprovado para 2025, avança o Comunidade Cultura e Arte.
Segundo a ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, o total de 25 medidas abrange áreas da formação e criação cultural e artística, preservação e valorização do património, numa perspectiva de reforço de programas existentes.
O objectivo é «garantir de uma forma dinâmica uma actividade que valorize efectivamente a cultura e alargue não apenas a oferta mas tambem o consumo cultural», explicou, para aumentar as taxas de participação.
Os descontos de bilheteira anunciados, para jovens até aos 25 anos, abrangem os teatros nacionais D. Maria II, São Carlos e a Companhia Nacional de Bailado/Teatro Camões em Lisboa e o teatro nacional São João no Porto, e prevêem igualmente o acesso gratuito de docentes e alunos a visitas e espectáculos nestas estruturas, no âmbito das visitas escolares.
Os 37 museus, monumentos e palácios tutelados pelo Ministério da Cultura, que têm em vigor, desde Agosto, a possibilidade de serem visitados gratuitamente 52 dias por ano, no âmbito do regime “Acesso 52”, vão passar também a abrir portas a artistas e criadores com o Estatuto de Profissionais da Cultura.
Outras medidas incluem a revisão da lei do preço fixo do livro e o reforço do acervo das bibliotecas, a criação, com fundações, de 116 bolsas de residências artísticas alargadas a países de língua oficial portuguesa, o reforço de apoio a bandas filarmónicas e orquestras regionais, e a «desburocratização e flexibilização dos procedimentos de apoio ao cinema e ao audiovisual».
O Governo não revelou, contudo, quando entrarão estas medidas em prática.