TechOf: Apostar na qualificação e requalificação de profissionais

A TechOf já está a requalificar os primeiros profissionais para a área das TIC.

Há um ano foi inaugurado, no Parque das Nações, em Lisboa, o primeiro Centro de Formação e Especialização Tecnológica da TechOf, a única escola em Portugal de formação de upskilling e reskilling a utilizar o método de ensino J.E.T. (Job-Effective Training) Design. Em entrevista à Human Resources Portugal, Diogo Reis Pereira, Chief Marketing Officer (CMO) da TechOf, faz um balanço da actividade e traça objectivos para 2024.

 

Que balanço faz do primeiro ano de actividade da TechOf?
Os últimos 12 meses têm sido uma agradável surpresa. Formámos as nossas primeiras turmas de Digital Marketing Specialist, Data Analyst, Front-End e Full-Stack Developer, com formandos de áreas diversas, como Ciências Médicas, Engenharia Civil ou Medicina Veterinária, e vê-los evoluir num curto prazo para profissionais tech é muito gratificante.

Reforçámos também as nossas parcerias com empresas da área das TIC, como a multinacional Alenia, NOSHAPE, Six-Factor, Bee Engineering, TRKKN, Bravemind, Klug e, mais recentemente, a Worten, que nos permitem criar programas de aprendizagem para os nossos alunos, relevantes para os desafios actuais e futuros do mercado de trabalho.

Destacamos ainda a parceria com o rapper luso-americano Nicholas, que permitiu à turma de Digital Marketing Specialist desenvolver e implementar uma estratégia para os seus canais digitais, e com a HortasLX, que estenderá o desafio aos alunos da nova turma para o desenvolvimento de um website e implementação de uma estratégia de marketing digital 360. Neste processo, trabalhamos como se fossemos uma agência e ensinamos os alunos a elaborar projectos para um cliente específico, cobrindo de forma abrangente as áreas onde podem actuar.

Recebemos também no centro de formação algumas empresas e profissionais das áreas IT, o que fomentou o contacto dos formandos com o tecido empresarial permitindo uma noção mais clara das funções que podem vir a exercer e das vagas que podem vir a ocupar. Em breve receberemos também a equipa da Worten, em Março, que vem dar a conhecer aos nossos alunos as vagas disponíveis para os seus programas de estágios.

Estas parcerias permitem-nos cumprir a promessa que fazemos aos alunos. Enriquecem o curso com experiências profissionais e, desta forma, conseguimos prepará-los para o mercado de trabalho.

 

De que forma se destaca a TechOf no mercado português?
A TechOf é o único centro de formação de reskilling e upskilling em Portugal a aplicar a metodologia J.E.T. Design da Wawiwa, proveniente do exército israelita e adaptada ao contexto empresarial. Escolhemos esta metodologia porque nos permite criar uma solução de formação eficaz e diferenciadora e porque tem provas dadas no mercado, com a formação de mais de 50 mil alunos e uma taxa de empregabilidade acima de 70%.

A nossa proposta de valor passa pela qualificação e requalificação de profissionais para as áreas tech, recorrendo a uma equipa de docentes composta por profissionais detentores das hard e soft skills necessárias para formar os nossos trainees que tenham ou não competências prévias na área tecnológica, e torná-los em talentos tech entre seis e nove meses, graças à abordagem didáctica e prática dos conteúdos.

 

Quais os cursos disponíveis actualmente?
Temos ao dispor programas de Front-End Developer, Data Analyst, Digital Marketing Specialist, UX/UI Designer (250 horas de formação) ao longo de seis meses, e Full-Stack Developer (450 horas) ao longo de nove meses. Os nossos cursos estão em processo de acreditação pela Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho e são reconhecidos no Sistema SIGO.

Dispomos ainda de um teste de competências online que avalia a necessidade do aluno realizar um programa introdutório de 70 horas para colmatar eventuais lacunas de competências de matemática e lógica, que garante o sucesso na conclusão do programa.

Temos programas a decorrer de modo presencial, remoto e híbrido, a maior parte em horário pós-laboral, mas prevemos, iniciar este ano, todos os trimestres, turmas em horários part-time, bem como abrir novos cursos em CyberSecurity Analyst e DevOps Specialist. No próximo trimestre (Abril a Junho) vamos iniciar novas turmas de Data Analytics, Digital Marketing Specialist e UX/UI Designer.

 

Quais os objectivos da TechOf para o segundo ano de actividade?
O nosso objectivo continua a ser formar 500 alunos e garantir-lhes 100% de empregabilidade. Simultaneamente, continuamos a estabelecer parcerias com empresas de diversos sectores que nos permitam alcançar os nossos objectivos. As empresas precisam de talento qualificado na área das tecnologias e há dificuldades em contratar profissionais especializados em TIC, como demonstram os estudos recentes. Segundo os dados do ano passado da Eurostat, em 2021, 62% das empresas portuguesas demonstram dificuldade em preencher as vagas disponíveis na área, pelo que queremos colmatar essa necessidade de mercado.

 

Este artigo faz parte do Especial “Academias” publicado na edição de Março (n.º 159) da Human Resources.

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais