Três tendências para a Gestão de Pessoas (que já estão a impactar as empresas)

Os especialistas da multinacional tecnológica Stratesys identificam as principais tendências na área dos Recursos Humanos ao longo deste ano. Estas tendências vão redefinir os processos de RH e transformar a experiência dos colaboradores, preparando as organizações para um futuro próximo.

 

Aqui estão elas:

1. Impacto da IA generativa na gestão dos colaboradores: A Inteligência Artificial Generativa está a transformar a gestão de Recursos Humanos, através de melhorias na personalização da experiência do colaborador e na tomada de decisões baseadas em dados concretos.

Embora inicialmente tenha havido cepticismo por parte dos profissionais desta área, alguns estudos, como o da Harvard Business Review, têm dado valor ao impacto da IA Generativa nos processos de recrutamento e selecção, tornando-os mais eficientes e personalizados.

No entanto, o seu potencial para formação e detecção de talentos está ainda por explorar e desenvolver. Neste sentido, esta tecnologia optimiza a satisfação das necessidades individuais num mundo que valoriza a personalização.

 

2. Advanced Analytics e Big Data estão a transformar a gestão de Recursos Humanos numa abordagem mais estratégica e baseada em dados, através de técnicas que fornecem informações valiosas para detectar tendências e melhorar a atracção, retenção e desenvolvimento de talento. Um estudo do “Journal of Applied Psychology” destaca como o uso estratégico de Big Data em RH leva a decisões mais informadas e alinhadas com os objectivos organizacionais.

Várias empresas capitalizaram sobre essa tendência, aplicando soluções de advanced analytics, no sentido de antecipar necessidades de recrutamento, entender a rotatividade de colaboradores e personalizar planos de carreira e desenvolvimento.

 

3. A consolidação de serviços de RH em plataformas unificadas procura criar ecossistemas de trabalho integrados, onde a tecnologia melhora a experiência dos colaboradores, promovendo autonomia e personalização. Essas plataformas substituem sistemas tradicionais e focam-se na experiência de cada trabalhador. São intuitivas e acessíveis, permitindo aos colaboradores gerir as suas carreiras, aceder a formação e receber feedback em tempo real.

A implementação destas tecnologias não só optimiza os processos de RH, mas também aumenta a satisfação e o compromisso dos colaboradores, sendo fundamental para atrair e reter talento num mercado de trabalho extremamente competitivo e dinâmico.

Ler Mais