Tecnológica portuguesa implementa plataforma para digitalização de todos os processos da Fundação do Gil

A tecnológica portuguesa InnoTech implementou uma plataforma para automatizar a gestão de toda a actividade da Fundação do Gil, desde a admissão das crianças até aos processos judiciais e escolares e controlo do dia-a-dia.

 

Denominado TechGil, o projecto concretizou-se através do voluntariado de competências técnicas dos profissionais da InnoTech, tendo sido criada uma equipa multidisciplinar para o desenvolvimento da aplicação web em OutSystems e suportada por uma infraestrutura em Azure da Microsoft. Ambas as empresas também se associaram a esta iniciativa com a cedência da sua tecnologia líder sem quaisquer custos para a Fundação do Gil.

«Inicialmente, a principal expectativa era a de abraçar uma visão mais sustentável e, acima de tudo, centralizar toda a informação das crianças acolhidas na Casa do Gil numa plataforma segura, eficaz, escalável e intuitiva. A expectativa foi largamente correspondida», começa por referir André Morna, director Técnico da Fundação do Gil.

Composta por valências de análise, pesquisa, desenvolvimento e testagem, a equipa da InnoTech efectuou várias visitas à Fundação do Gil para sentir de perto as necessidades e os desafios que os assistentes sociais enfrentavam diariamente.

«Os processos estavam assentes em documentos físicos, que, por um lado, consumiam recursos e, por outro, não permitiam, de uma forma célere, simples e centralizada, aceder ao processo de cada criança. Com o lançamento do projecto GilTech, foi dado aos técnicos da Fundação tempo para se concentrarem nas crianças e não na burocracia, além de terem sido introduzidas funcionalidades adicionais que foram muito valorizadas», explica José Padre Eterno, CEO e Fundador da InnoTech.

O GilTech possibilita uma rápida introdução e actualização de dados e informações relativas às crianças que estão à guarda da Casa do Gil. Na sua concepção, foi considerada a fácil utilização, independentemente do grau de conhecimento de ferramentas informáticas.

Uma das maiores vantagens do projecto é a eliminação do papel como registo primordial, tornando a actividade mais sustentável, e o fácil acesso a uma única fonte de conhecimento com todas as informações relevantes à Casa do Gil, ao invés de diferentes registos para obtenção de diferentes informações.

A aplicação torna todo o processo de ingresso na Casa do Gil diminui a carga de trabalho dos assistentes sociais relacionada com o envio de documentação para tribunais e outras entidades.

O projecto GilTech contou com a disponibilidade de vários colaboradores da InnoTech, das mais diversas áreas de actuação. Entre profissionais de programação, desenho e arquitetura, gestão de projecto e produto, bem como análise e Q&A, foram mais de 15 envolvidos nas várias fases de maturidade.

Ler Mais