Tem a certeza de que tem o fornecedor de luz mais barato? Confirme. Pode vir a poupar centenas de euros (sim, centenas) por ano

Famílias portuguesas continuam a pagar demasiado pela electricidade, mas a diferença entre fornecedores pode representar um alívio significativo no orçamento. A comparação certa pode gerar poupanças de centenas de euros por ano.

 

Com o aumento do custo de vida, o mais recente relatório de mercado de energia publicado pelo ComparaJá destaca uma oportunidade concreta para os consumidores portugueses: ao escolher o fornecedor de electricidade certo, uma família pode poupar até 64,95 euros por mês na factura de energia.

A análise, referente ao mês de Maio de 2025, mostra que esta diferença se verifica sobretudo em famílias com consumos mais elevados — como as numerosas, com maior potência contratada —, mas há margem para poupança em praticamente todos os perfis de consumo.

«Muitos consumidores continuam a pagar mais do que o necessário. Em casos reais, a diferença entre a tarifa mais barata e a mais cara supera os 60 euros mensais», destaca José Trovão, head of Energy do ComparaJá. «Ao fim de um ano, falamos de mais de 750 euros — o equivalente a uma prestação do crédito à habitação ou às despesas de supermercado de um mês.»

O relatório revela que, para uma família com um consumo mensal de 908 kWh e potência contratada de 13,8 kVA, a oferta mais competitiva vem da Plenitude, com um custo mensal de 184,97 euros. Este valor está não só 29 euros abaixo da tarifa do mercado regulado, como quase 65 euros abaixo da opção mais cara disponível actualmente.

A tendência repete-se em perfis com menor consumo. Um casal sem filhos que utilize em média 160 kWh/mês pode encontrar tarifas a partir de 32,61 euros, enquanto outros fornecedores cobram até 45,75 euros — uma diferença mensal de quase 13 euros, ou seja, cerca de 29% de poupança.

O estudo indica ainda que Lisboa e Porto continuam a liderar nas mudanças de fornecedor, mas outras zonas do país, como Setúbal, Braga e Aveiro, estão a registar crescimentos acentuados nesse comportamento. Um sinal claro de que os consumidores estão mais atentos às suas despesas com energia.

«Mudar de fornecedor é mais fácil do que se pensa. No ComparaJá, tratamos de todo o processo — sem burocracia, sem complicações. Basta indicar o perfil de consumo e nós fazemos o resto», sublinha José Trovão. «Além disso, temos acesso a tarifas com descontos exclusivos, que podem superar os 20%.»

Através de um processo 100% digital, gratuito e com apoio personalizado, para além da electricidade e gás, a plataforma também permite comparar soluções de telecomunicações, crédito, contas bancárias e seguros.

Ler Mais