Tem algum deste tipo de colegas no trabalho? Afaste-se deles. São tóxicos e podem arruinar a sua carreira
Que tipo de relação tem com os seus colegas? Os locais de trabalho juntam todo o tipo de pessoas, umas com quem dá gosto trabalhar e outras que nem por isso. O FinanceBuzz Money apresenta uma lista de 10 tipos de colegas que é melhor evitar a todo o custo.
E se estiver rodeado pelos seguintes tipos de pessoas, talvez seja altura de mudar de emprego e encontrar um ambiente mais positivo.
O procrastinador
Procrastinar faz parte do ser humano. Há sempre aquela tarefa que não se tem vontade de terminar ou se adia para mais tarde. O problema é que, para algumas pessoas, a procrastinação é uma arte. Não permita que o procrastinador do escritório o influencie ao ponto de abrandar o seu próprio trabalho. Falhar prazos pode acabar com a sua carreira.
O coscuvilheiro
Pode achar divertido conversar com colegas sobre a vida pessoal dos outros colegas ou sobre os segredos de corredor. Mas isso não faz com que seja uma boa ideia. As intrigas do escritório vão distraí-lo do trabalho e fazer com que pareça pouco profissional. E lembre-se, essa pessoa também vai falar nas suas costas sobre si.
O mandão
Pode ter reparado nele nas reuniões porque tem de ter sempre a última palavra. Em ambiente normal, esta pessoa impinge sempre a sua vontade para conseguir o que quer ou garantir que a sua voz é ouvida. As acções deste tipo de colegas podem atropelar as suas ideias ou planos ao ponto de não conseguir mostrar as suas próprias capacidades.
O microgestor
Pode ser frustrante tentar fazer algo e ter um microgestor a olhar por cima do seu ombro e a analisar cada detalhe. Mantenha o seu microgestor informado e tente antecipar as suas perguntas e preocupações para ter respostas já preparadas. Isso fará com que o deixe em paz de consiga terminar o seu trabalho.
O crítico
Todos temos motivos para nos queixar no trabalho. Mas o “reclamador” do escritório é alguém que leva as coisas a níveis extremos e arrasta todos para baixo com uma atitude que é tudo menos ideal.
Tente contrariar o crítico com algumas coisas positivas que possa destacar sobre os trabalhadores ou um projecto específico. Uma atitude positiva pode ajudá-lo a avançar para ter sucesso nos seus projectos.
O sabichão
Conhece aquele colega de trabalho que gosta de guardar informação e conhecimento e mantê-lo só para si? Pois… existe em todos os escritórios. Veja se existem outras formas de obter a informação de que precisa para poder evitar esse colega de trabalho tóxico e ainda assim obter a ajuda necessária.
O mártir
Há pelo menos uma pessoa no seu escritório que sabe que o local iria desmoronar sem ela. É melhor manter-se longe do mártir. Um movimento errado ou um passo em falso e ele dirá aos outros que é por sua culpa que não consegue terminar nada. A última coisa que quer é uma desculpa para perder o emprego por causa de uma “má” reputação.
O sugador de almas
Normalmente há uma pessoa no escritório que se queixa constantemente e exige demasiado. Talvez se queixem incessantemente do chefe ou da promoção que nunca tiveram. Ser o suporte emocional de um sugador de almas é desgastante. Faça o que puder para se afastar deles e concentre-se no seu trabalho e nos seus objectivos.
O manipulador
O manipulador também é comum nos escritórios. Pode tentar manipulá-lo para fazer um trabalho para ele ou pedir-lhe que minta ao chefe sobre algo para encobrir um erro que cometeu. Não caia nessa e, em vez disso, faça o que acha que é certo.
O mentiroso
O mentiroso tem sempre imensas histórias. Por vezes, são pequenas mentiras aqui e ali sobre o motivo pelo qual um prazo falhou ou um e-mail não foi enviado. Outras vezes podem ser inverdades maiores, como culpar os outros pelas suas falhas específicas. A honestidade é uma característica importante quando se está num escritório, por isso afaste-se do mentiroso para proteger a sua reputação.
Em suma, no escritório tente manter-se longe deste tipo de pessoas sempre que possível e evite erros tolos. Concentrar-se em si e no seu trabalho pode ajudá-lo a preparar-se melhor para o futuro, a evitar situações problemáticas e possivelmente até impulsionar a sua carreira.