Tem colegas difíceis? Entrar em conflito não é a solução. Siga estes quatro conselhos
Nem sempre é fácil evitar os conflitos interpessoais no trabalho. Contudo, essas dinâmicas negativas podem levar a falhas, diminuição da criatividade e pior tomada de decisões. A Harvard Business Review deixa quatro formas de trabalhar com colegas difíceis de forma mais eficaz.
A moeda tem sempre dois lados
Não pode esperar que as pessoas concordem consigo em tudo. Quando as diferenças de opinião surgirem, pergunte-se algo do género “e se eu não tiver razão?”, “como posso ver o tema de outra perspectiva e mudar o meu comportamento?”.
Olhe para o conflicto como um problema a ser resolvido em conjunto
Entenda que resultados pretende alcançar. Quer terminar um projecto? Quer construir uma relação profissional saudável que perdure no futuro? Sentir-se menos zangado ou frustrado depois dessas interacções? Defina os seus objectivos antes de interagir com o colega em questão e, foque-se no resultado.
Evite boatos e rumores
Escolha cuidadosamente com quem conversa (e o que partilha). Procure pessoas construtivas, que protegem e defendem interesses comuns, desafiem sua perspectiva quando discordarem e saibam ser discretas.
Vá por tentativa e erro para ver o que funciona
Comece por testar dois ou três métodos. Por exemplo, se quer melhor a comunicação com um colega mais carrancudo, decida que, durante duas semanas, vai ignorar o tom dele e focar-se no conteúdo das suas mensagens. Por vezes, pequenos gestos têm grande impacto.