Tem demasiadas fotografias e e-mails por ler no telemóvel? Cuidado, pode ter este “problema”
Se o seu telemóvel contém milhares de fotografias, com um “scroll infinito” ou quase não tem memória livre porque recusa-se a apagar o que quer que seja, mesmo e-mails não lidos, pode ser um “acumulador digital”, alerta o New York Post.
O transtorno de acumulação compulsiva – frequentemente associado ao transtorno obsessivo-compulsivo – é definido como problemas persistentes em separar-se de bens, mesmo que estes tenham pouco ou nenhum valor.
A acumulação digital é caracterizada pela acumulação excessiva de ficheiros como e-mails, fotos, textos ou memes. O utilizador do smartphone pode sentir-se emocionalmente ligado aos dados e ter dificuldade em organizá-los ou excluí-los, causando stress e ansiedade.
«Tem que ver com o receio de precisar desta informação em algum momento no futuro e não ter acesso a ela e não saber onde encontrá-la», explicou Emanuel Maidenberg, professor de psiquiatria e ciências comportamentais na David Geffen School of Medicine da UCLA, à CNN.
Então, como saber se tem um problema? Os investigadores identificaram quatro tipos de acumuladores digitais.
Em primeiro lugar estão os “coleccionadores”, que têm um sistema de ficheiros bem organizado e não se deixam sobrecarregar facilmente.
Seguem-se os “acumuladores acidentais”, que não pretendem guardar dados desnecessários, mas não sabem como geri-los.
Existem ainda os “acumuladores por instrução”, que guardam os dados em nome da sua empresa e não têm qualquer vínculo pessoal com a mesma, e os “acumuladores ansiosos”, que preservam emocionalmente a informação para o caso de necessitarem dela mais tarde.
Os especialistas deram três dicas para gerir e eliminar a desordem digital.
Limite as informações não essenciais
Uma pesquisa recente descobriu que o utilizador médio de smartphone tem cerca de 80 aplicações instaladas no seu telefone, mas utiliza apenas cerca de 30 por mês.
Apague as aplicações não utilizadas, cancele a subscrição de newsletters e notificações desnecessárias e limpe a sua caixa de entrada de e-mails não lidos ou não importantes.
Estabeleça limites digitais para preservar a saúde mental
O norte-americano médio passa cerca de sete horas online todos os dias. Em Portugal, só nas redes sociais são despendidas diariamente 2 horas e 23 minutos.
Reduzir o uso de e-mail e redes sociais e agendar dias de “detox digital” pode reduzir o stress, melhorar o foco e até o sono.
Faça uma limpeza ligeira todos os dias
Susan Albers, psicóloga clínica da Clínica Cleveland, recomenda que se passe alguns minutos todas as manhãs a apagar e-mails, mensagens e outras notificações. Armazenar apenas o que é absolutamente necessário pode ajudar os acumuladores digitais a sentirem-se menos sobrecarregados.
«Todos lidamos com a desordem digital mais do que pensamos», disse Albers à CNN, «e acho que (organizar) é uma forma simples, se investirmos um pouco de tempo nisso, que traz grandes recompensas em termos de produtividade e felicidade no geral».