Tem dificuldade em recrutar? Estas 10 dicas vão tornar o processo mais criativo (e eficaz)

Actualmente, os profissionais tendem a mudar de emprego rapidamente e são mais selectivos quanto às oportunidades que escolhem. Adoptar uma abordagem mais criativa no recrutamento pode ajudar a alcançar candidatos. Nesse sentido, o Alerta Emprego partilhou algumas dicas para tornar o recrutamento mais criativo.

 

Leia atentamente:

Participe como convidado num podcast
Uma abordagem ao recrutamento que abranja diversos canais permite que os empregadores alcancem um público mais amplo. O podcast é um exemplo disso.

Pode criar o seu próprio podcast ou aparecer como convidado num outro, esta última opção requer muito menos tempo e investimento.

 

Anuncie na rádio
Dado que mais de 80% das pessoas ouvem rádio todas as semanas, esta também pode ser uma forma eficaz de chegar aos candidatos. Estas plataformas oferecem aos empregadores a oportunidade de atingir um público amplo.

Utilize o vídeo
Muitas empresas já usam vídeos nos seus sites e redes sociais como parte de sua estratégia de Employer Branding.

Mas, os vídeos podem ser uma óptima maneira de humanizar uma marca, mostrar a experiência do colaborador e dar aos candidatos uma imagem clara dos valores e da cultura da organização.

Anuncie em outdoors
Anunciar em outdoors pode parecer uma estratégia improvável para recrutamento, mas oferece múltiplas oportunidades para aumentar o reconhecimento da marca.

Além disso, pode ser usado em conjunto com uma campanha publicitária de segmentação geográfica mais ampla.

Pode optar por outdoors físicos, como aqueles encontrados nas estradas, outdoors digitais, em zonas onde haja mais pessoas ou outdoors móveis, por exemplo nas laterais dos autocarros.

 

Tome atenção aos comentários nas redes sociais
Pessoas que deixam comentários no LinkedIn e outras redes sociais da empresa mostram que têm interesse. Então, os recrutadores podem aproveitar isso entrando em contacto com as pessoas que possam ser adequados para as vagas em aberto.

Explore o recrutamento de texto
Enviar mensagens de texto pode ser uma óptima maneira de alcançar possíveis candidatos. Os telemóveis são cada vez mais usados e isso não é diferente na hora de procurar emprego.

Assim, os recrutadores podem usar este método para enviar anúncios de emprego, convidar candidatos para entrevistas e partilhar informações da empresa.

Adicione um chatbot no seu site
Os chatbots com tecnologia de IA servem como um serviço de atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana.

No recrutamento, um chatbot no site da empresa pode fornecer informações e responder a perguntas dos candidatos.

Explore site de emprego
Os sites de emprego podem-lhe apresentar candidatos válidos para a oferta. No Alerta Emprego por exemplo, pode procurar candidatos pelos requisitos necessários, explorar a base de dados ou simplesmente publicar o anúncio e esperar por receber candidatos.

Organize eventos de recrutamento
Organizar eventos de contratação presenciais e virtuais oferece uma oportunidade de interagir com possíveis contratações.

Não esqueça as técnicas antigas
Embora não seja sensato abandonar as soluções de recrutamento digital, pode ser eficaz complementar com algumas actividades de recrutamento antigas. Por exemplo, participar em feiras de emprego e publicar links curtos ou códigos QR que os candidatos podem aceder através dos seus telemóveis.

Ler Mais