Tem dificuldades em contratar a Geração Z para a sua organização? Estas dicas vão ajudar

 Se antigamente os empregos queriam-se para a vida, hoje são apenas diferentes etapas da mesma. Enquanto os Boomers valorizavam a estabilidade de emprego, os Millennials vieram abrir novos caminhos que a Geração Z quer agora cimentar, assumindo uma maior disposição para mudar facilmente de emprego, o que cria desafios para quem os inclui nas organizações. Para ajudar as organizações a captar e a reter estes talentos, a consultora de recursos humanos Kelly partilhou algumas dicas.

 

1. Contratar sem experiência anterior
É mais fácil ensinar as fórmulas do Excel do que outras competências humanas, como a empatia. Contudo, são muitas as empresas que continuam a procurar jovens com experiência para ocupar os lugares mais baixos das suas hierarquias, incluindo estágios. Esta prática só irá dificultar a inclusão de novos trabalhadores, enquanto que se perpetua uma imagem datada que nenhuma empresa quer ter aos olhos dos mais jovens. Por isso, a melhor sugestão será uma contratação que garanta conhecimentos-base da função a desempenhar, mas muito mais focada na pessoa do que no profissional.

 

2. Adoptar um regime flexível
O que antes era sonho, agora é realidade. Com a pandemia, a dicotomia casa-trabalho ficou suspensa e a flexibilidade no local de trabalho já se tornou num requisito para muitos dos novos profissionais. Da mesma forma, estes esperam dos seus empregadores um work-life balance que lhes permita uma gestão mais eficaz do tempo para os dois planos da vida: o profissional e o pessoal.

 

3. Destacar a inclusão e o bem-estar
Todos diferentes, todos iguais. Esta geração demonstra-se muito direccionada para os valores da diversidade, da equidade e da inclusão, logo procuram empresas cuja essência celebre este propósito diariamente.

 

4. Integrar na cultura da empresa
Após o recrutamento, torna-se vital realizar um bom onboarding do novo colaborador, estabelecendo logo à partida o tom de voz e os ideais que definem a mensagem da organização. Investir tempo e energia no planeamento da sessão de integração facilita a criação de uma ligação verdadeira não só com a chefia, mas também com os novos colegas.

 

5. Promover a aprendizagem e o desenvolvimento
O conhecimento não ocupa espaço. Com a volatilidade do mercado de trabalho é uma mais-valia manter uma formação atualizada e a geração Z acredita que uma aprendizagem contínua é um elemento crucial para ter sucesso profissional. Assim, é importante certificar-se de que a empresa tem iniciativas que estimulem o conhecimento e o crescimento contínuo, fortalecendo a vontade destes colaboradores para se manterem na organização.

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