Tem dificuldades em falar em público, numa reunião ou entrevista? Estes “truques” vão ajudar

Quer seja numa entrevista de emprego, quer se dirija a um pequeno grupo ou esteja atrás de um pódio em frente de centenas de pessoas, falar em público pode ser assustador.

A Adecco Portugal reuniu seis dicas que o podem ajudar a descomprimir e a tornar-se um orador público.

 

1. Ser transparente e acessível
Crie uma ligação autêntica mostrando a sua vulnerabilidade. Mostrar-se de forma genuína ajuda a encurtar a distância com o público e faz com que a sua mensagem tenha mais impacto.

 

2. Ser honesto e corajoso
Fale francamente sobre as coisas pessoais que tendemos a esconder. A verdade é libertadora e comunicá-la ao público destrói os receios sobre a forma técnica do seu discurso.

 

3. Colocar energia, sentimento e propósito no discurso público 
Abrace os medos e use a energia nervosa em seu proveito. O orador traz energia ao seu público através da paixão e emoção, o que torna os discursos mais memoráveis. Transmita as suas emoções ao seu público e ligue-se ao propósito da sua conversa para a tornar mais impactante.

 

4. Usar linguagem corporal elegante 
Pratique os gestos de mãos e toda a linguagem corporal de forma que o seu corpo se torne uma extensão da sua mensagem. O público deve ser cativado e não distraído pelo que está a fazer com o seu corpo. Distribua o seu peso igualmente, seja simétrico com a sua postura, mostre as suas mãos, olhe directamente para a audiência e estabeleça contacto visual quase constante.

 

5. Interagir com o seu público
Os oradores mais carismáticos, charmosos e magnéticos envolvem pessoalmente o público e estabelecem uma relação sincera. Referem-se a oradores anteriores, lembram-se de nomes e detalhes, e colocam a audiência do seu lado desde o início.

 

6. Trabalhar a sua ‘atitude’
Não seja uma daquelas pessoas que se iludem a si mesmas a pensar que os seus complexos e falta de graça sociais são manifestações sinceras de individualismo ou de uma personalidade ‘autêntica’. As pessoas não o ouvem, ou não respeitam o seu ponto de vista, se estiver continuamente de uma forma estranha, abrupta, disruptiva ou embaraçosa.

Em suma, se for arrogante, pode acabar por minar a causa ou ideia que está a apresentar, porque vai levar as pessoas a discordarem de si. A forma como se comunica com as pessoas é importante, estabelecer empatia é fulcral. Pode estar perante uma audiência justa ou empurrar as pessoas para o campo oposto – a escolha é sua.

Ler Mais