Tem dúvidas sobre a Chave Móvel Digital e como aceder às plataformas digitais dos serviços públicos? Já há um chatbot com avatar realista para lhe responder

A Agência para a Modernização Administrativa (AMA) apresentou hoje um chatbot com um avatar realista que reconhece e reproduz texto e voz, para responder a questões dos cidadãos portugueses sobre a Chave Móvel Digital (CMD). O projecto assenta em tecnologia Azure OpenAI, desenvolvido através de uma parceria entre a Microsoft, a DareData Engineering e a Defined.ai.

 

A partir de agora passa a ser possível garantir aos cidadãos, através da homepage do portal do ePortugal, um atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana, conectando-os à CMD por meio de dispositivos móveis e desktop.

João Dias, presidente da Agência para a Modernização Administrativa, adiantou que «este projecto visa marcar significativamente um ponto de viragem na transformação digital dos serviços públicos em Portugal, e é um dos elementos da nova estratégia de atendimento do futuro que a AMA está a desenvolver. O objectivo é promover uma maior aproximação entre o Estado e os cidadãos, através da tecnologia mais transformadora do nosso tempo, a Inteligência Artificial Generativa.»

Andrés Ortolá, director-geral da Microsoft Portugal, admite que «Portugal tem estado na vanguarda do desenvolvimento de soluções e casos de uso assentes em grandes modelos de linguagem. É extraordinário ver o dinamismo do nosso ecossistema. O objectivo da Microsoft é democratizar os avanços em IA através da nossa cloud, para ajudar pessoas e organizações a serem mais produtivas e a resolverem os problemas mais prementes da sociedade. Porque estamos empenhados em tornar real a promessa da IA – e a fazê-lo de forma responsável -, é um orgulho ver a nossa tecnologia ser aplicada para oferecer melhores serviços aos cidadãos portugueses.»

A solução, alojada na cloud Microsoft Azure, assenta no modelo GPT 3.5 turbo – o mesmo que serve de base ao ChatGPT, da OpenAI -, e é capaz de compreender texto falado e escrito em Português, respondendo também através de voz e texto, graças ao recurso a tecnologia de conversão speech to text e text to speech. Recorre ainda a Azure Cognitive Search e Azure Cosmos DB, que permitem o serviço de pesquisa sobre a base de conhecimento da CMD, e o arquivo do contexto das interlocuções com os cidadãos, respetivamente.

A DareData Engineering é uma empresa especialista em integrações de Inteligência Artificial, e foi o parceiro responsável pela integração e implementação do piloto.

A Defined.ai treinou o modelo de voz customizado para Português (PT-PT) e articulou com uma empresa parceira – a startup D-ID – o desenvolvimento do avatar realista com sincronização de movimentos faciais e áudio.

A solução foi desenvolvida com recurso ao financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

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