Tem “rezingões” na sua equipa? São grumpy stayers, a versão “a seguir” dos quiet quitters. Saiba como lidar com eles (antes que seja tarde)
Se identificou sinais de “grumpy staying” na sua equipa, está consciente das consequências negativas, não só para os colaboradores envolvidos, mas para a organização, a nível interno e externo. Angela Robinson, coordenadora de Marketing na teambuilding.com, deixa formas de lidar com este fenómeno e evitar o pior.
“Grumpy staying” é o comportamento de um colaborador que está sempre irritado e descontente, seja com as suas tarefas, com os colegas ou com o ambiente de trabalho em geral.
Em vez de procurar um novo desafio, este colaborador permanece onde está, impactando o seu bem-estar, a sua produtividade (e dos que o rodeiam), o espírito e dinâmica de equipa, e até mesmo a reputação da organização caso lide com clientes ou consumidores.
Como lidar com “grumpy staying”
Existem várias formas de lidar com este fenómeno no local de trabalho. Ao implementar estas estratégias, os gestores podem lidar eficazmente com a situação, criar um ambiente de trabalho mais positivo e apoiar o bem-estar e envolvimento dos seus colaboradores.
Fomentar a comunicação
A comunicação aberta e honesta deve ser promovida. Pode criar um espaço seguro para expressarem as suas preocupações e frustrações. Além disso, ouça activamente as queixas, valide os sentimentos e procure compreender as questões subjacentes que contribuem para essas atitudes.
Disponibilizar suporte e recursos
O primeiro passo para resolver o problema é avaliar se têm os recursos, as ferramentas e o apoio necessários para desempenhar eficazmente o seu trabalho. Certifique-se de identificar áreas de melhoria, como formação adicional, ajustes na carga de trabalho ou abordagem de preocupações específicas para aliviar essa mentalidade.
Promover um ambiente de trabalho positivo
Cultivar um ambiente de trabalho positivo que promova uma cultura saudável e de apoio é essencial. Por exemplo, reconheça e comemore conquistas, incentive o trabalho em equipa e a colaboração e aborde activamente quaisquer comportamentos negativos ou conflitos que contribuam para o “grumpy staying”.
Dar oportunidades de desenvolvimento profissional
Para evitar sentimentos de estagnação, disponibilize oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional. Essa resposta pode incluir programas de formação, mentoria ou projectos especiais alinhados com os seus interesses e aspirações profissionais. Envolver estes colaboradores num trabalho significativo pode ajudar a reacender o seu entusiasmo e motivação.
Estabelecer expectativas e metas claras
Os líderes devem definir claramente expectativas e metas e garantir que os colaboradores entendem claramente suas funções, responsabilidades e objectivos de desempenho. É melhor dar feedback regularmente e orientação construtiva para ajudar os membros da equipa a recuperar o foco e a direcção.
Incentivar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional
É uma boa ideia apoiar um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional nos “grumpy stayers”. Incentive-os a fazer pausas, aproveitar as férias e participar em actividades que promovam o bem-estar fora do trabalho. Pode ajudar os elementos da equipa em dificuldades a estabelecer limites e encontrar maneiras de gerir o stress de forma eficaz.
Dar flexibilidade
Se possível, considere promover acordos de trabalho flexíveis, como opções de trabalho remoto ou horários flexíveis. Este passo pode ajudar a gerir as responsabilidades pessoais e a encontrar um melhor equilíbrio entre vida e trabalho, melhorando potencialmente a atitude.
Abordar questões subjacentes
Certifique-se de investigar e resolver quaisquer problemas subjacentes que contribuam para o “grumpy staying”. Este processo pode envolver um exame da cultura organizacional, práticas de liderança ou problemas sistémicos que precisam de ser resolvidos. Tome as medidas adequadas para corrigir estas questões e promover um local de trabalho mais positivo e inclusivo.
Reconhecer e recompensar
Reconhecer os esforços e contributos destes colaboradores pode trazer mudanças positivas. Certifique-se de comemorar os seus sucessos, dar feedback positivo e oferecer recompensas ou incentivos pela melhoria de desempenho e atitude. Reconhecer o valor dos colegas de equipa pode ajudar a mudar mentalidades e aumentar a moral.
Incentivar a saída em caso de insatisfação
Embora pouco convencional, mostrar aos colaboradores que são livres de sair pode ajudar a resolver o problema. Muitas vezes essas pessoas permanecem no emprego porque não têm condições para sair ou não querem ter o incómodo de procurar emprego. Mas essa abordagem pode dar aos funcionários insatisfeitos um impulso para procurar outros desafios.