Tem sentido dificuldades na procura de emprego? O problema pode estar no seu mindset

Procurar emprego pode ser árduo, principalmente no meio de mudanças económicas e tecnológicas. Um obstáculo significativo que muitos candidatos a emprego enfrentam reside nas suas próprias crenças restritivas sobre como consegui-lo. Estas suposições, por vezes inconscientes, podem impedi-los de abraçar plenamente estratégias e oportunidades eficazes na sua procura de emprego. A Phys.org dá uma ajuda. 

Todos olham para as suas capacidades de forma diferente. Uma “mentalidade fixa” pressupõe que as competências são estáticas. O sucesso em determinadas áreas, como a matemática ou a música, é atribuído ao talento inerente, enquanto o fracasso sinaliza uma fraqueza imutável.

Por outro lado, uma “mentalidade de crescimento” pressupõe que as competências são maleáveis ​​e desenvolvidas através de esforço ao longo do tempo. Nestes casos, o sucesso reflecte o processo de um trabalho árduo para desenvolver as próprias capacidades, enquanto o fracasso significa a necessidade de mais esforço ou melhores estratégias para aprimorar as competências necessárias. Esta perspectiva oferece uma visão mais inspiradora e motivacional, enfatizando o potencial para o crescimento pessoal.

Quatro décadas de investigação revelam que estes mindsets têm impacto nos pensamentos, sentimentos e acções das pessoas, especialmente perante desafios. Ou seja, as “mentalidades fixas”, em comparação com as “mentalidades de crescimento”, conduzem frequentemente ao pensamento derrotista, à preocupação excessiva e ao abandono prematuro dos objectivos.

Num cenário de procura de emprego, isso também se aplica.

Mentalidades fixas: foco no que não se consegue fazer

Investigação demonstrou que os candidatos com mentalidade fixa sobre a sua capacidade de fazer networking, negociar ou entrevistar, culpam a sua personalidade presumivelmente estática por não ser “o tipo de pessoa” que é inerentemente “boa” num aspecto específico da procura de emprego.

Os rótulos auto-impostos servem muitas vezes como barreiras à experimentação de novas estratégias de procura de emprego.

Mentalidades de crescimento: foco no que se poderá fazer

Em contraste, os candidatos a emprego com mentalidade de crescimento abordam os desafios com optimismo e adaptabilidade. Reconhecem que aprenderam com os colegas, como observar os gestores a negociar eficazmente, e vêem a sua idade e experiência como vantagens e não desvantagens. Os rótulos são utilizados, mas de forma positiva, enfatizando o potencial de desenvolvimento.

Os candidatos a emprego com mentalidade de crescimento também encontram valor em reflectir sobre experiências negativas, como oportunidades de aprendizagem.

O que fazer durante a procura de emprego?

Se reconhece uma mentalidade fixa na sua abordagem à procura de emprego, não desespere. Os mindsets, embora estáveis, não são imutáveis. Reflectir sobre experiências passadas em que superou desafios pode reforçar a sua capacidade de desenvolvimento, por exemplo. Trabalhar com um coach de carreira ou mentor pode igualmente ajudar a desconstruir este mindset.

Ler Mais