Tem um chefe demasiado crítico? Aprenda a lidar com ele (em quatro passos)

O seu chefe é excessivamente crítico? Quando cada tarefa é alvo de escrutínio minucioso, é fácil sentir-se sobrecarregado e desmotivado. A Harvard Business Review mostra como gerir (e diminuir) com eficácia o impacto emocional das críticas crónicas.

Tome nota:

Encare o feedback como engagement

As críticas do seu gestor significam que está empenhado com o seu trabalho. Separe o tom do discurso para extrair insights que podem realmente ser valiosos. Traduza mentalmente palavras mais duras como “Isso é inaceitável” para “Há questões a serem resolvidas”.

Antecipe-se à negatividade. Procure proactivamente a opinião do seu chefe. Antes de iniciar um projecto, pergunte a sua opinião e, vá fazendo pontos de situação desde o início para captar as suas expectativas e manter a energia positiva.

Seja claro e objectivo

Incentive um feedback mais equilibrado perguntando o que está a correr bem, e não apenas o que precisa de ser melhorado. E quando fizer críticas vagas, peça exemplos específicos e esclarecimentos para tornar o feedback construtivo.

Experimente “sim e…”

Reconheça a perspectiva do seu chefe (“sim”) e acrescente a sua própria (“e”). Por exemplo, “Sim, o cronograma é apertado, e acredito que poderemos cumprir os prazos se ajustarmos ligeiramente a alocação de recursos”.

Recompense o bom comportamento

Quando o feedback for construtivo e positivo, um simples “Obrigado por partilhar! Isso ajuda-me a sentir-me mais motivado” mostra que tipo de feedback tem impacto positivo no seu desempenho.

Ler Mais