Tem um colaborador que não está a corresponder às expectativas? Não esqueça estas cinco acções na avaliação de desempenho

Avaliar o desempenho de uma pessoa que não está a corresponder às expectativas pode ser um momento desafiante, mas, também pode ser uma oportunidade para fortalecer a relação. Isso, se a conversa for construtiva. O High Play Institute explica como o deve fazer.

 

Tome nota:

1. Tenha uma relação de colaboração. Comece por definir os critérios daquilo que considera ser sucesso partilhando objectivos. Crie acordos quanto aos termos da relação que pretende ter com as suas pessoas – “o objectivo é dar feedback claro, estar na mesma página e apoiar o desenvolvimento.”

 

2. Reflicta sobre o passado. Incentive as pessoas a avaliar o seu desempenho anterior. Pergunte: “Achas que atingiu os teus objectivos? O que correu bem e menos bem? O que gostava de melhorar ou fazer de diferente?”

 

3. Forneça feedback construtivo. Seja claro e específico. Dê exemplos. Procure dar mensagens chave que ajudem a pessoa a “vestir a pele” do que lhe diz. Aborde os assuntos com empatia, evite julgamentos e crie espaço para que os outros partilhem, igualmente, a sua perspectiva.

 

4. Dê reforço positivo. Destaque os pontos fortes e demonstre confiança na capacidade de expressar melhorias e atingir os objectivos. Reforce o crescimento e o desenvolvimento em vez de se focar nas críticas.

 

5. Defina um caminho partilhado e redefina as expectativas. Faça perguntas que ajude a colocar desafios futuros em perspectiva, tais como: “Como lidaria com uma situação se…?” Aproveite para redefinir expectativas com clareza. Pergunte: “Que acções precisa de implementar para corresponder a este tipo de padrão de desempenho? Como posso apoiar enquanto trabalhamos para atingir esses objectivos?”

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