Tem uma relação saudável com o trabalho? Em 2024 assegure-se que faz estas quatro coisas
No decorrer do ano, chega um certo ponto em que é natural olhar para o passado, avaliar como as coisas estão a correr e pensar no que é preciso mudar no futuro. Nas culturas ocidentais, esse momento acontece no final do ano. Somos encorajados a olhar para os últimos 12 meses e avaliar como nos sentimos em relação à vida e pensar em resoluções para o novo ano.
Claro que o conceito de “Ano novo, novo eu” é frequentemente ridicularizado, porque as resoluções de Ano Novo costumam durar três a seis semanas, após as quais volta tudo ao “normal”. Art Markman, escritor e Professor de Psicologia e Marketing na Universidade do Texas, partilha com a Fast Company dicas para qualquer profissional conseguir revitalizar a sua ligação com o trabalho em 2024.
É normal a motivação ir diminuindo com o passar do tempo. Cada semana de trabalho tem os seus altos e baixos e qualquer colaborador consegue contar os dias em que chegou animado ao trabalho e outros em que se arrastou para o escritório.
Ver a “big picture”
A vantagem de fazer uma retrospectiva do ano é conseguir analisar o cenário mais geral. Vários estudos sugerem que quanto mais distante estivermos de qualquer coisa no espaço ou no tempo, mais abstractamente pensamos sobre isso. Isso permite calcular a média de todos esses altos e baixos e discernir a tendência geral.
Se perceber que não está tão entusiasmado com o trabalho em geral, o que pode fazer (presumindo que desistir não é opção)? Veja como é possível comprometer-se a estar mais envolvido energeticamente no trabalho.
Concentre-se no que tem significado para si
Tem de começar a pensar especificamente sobre os aspectos do trabalho que lhe interessam. Pode ser um projecto cujo resultado significa muito para si. Pode ser a missão da organização que coincide com os seus valores. Pode ser a alegria inerente associada a tarefas específicas que fazem parte do seu trabalho. Concentre-se nessas características desejáveis e use-as para gerar energia para o trabalho que realiza. Pense em como envolver-se mais com essas actividades e celebrar a forma como o seu trabalho se ajusta aos seus valores fundamentais.
Dê prioridade às ligações
Em seguida, concentre-se nas pessoas de quem gosta no trabalho. Talvez sejam colegas com quem trabalha regularmente ou clientes com quem gosta de interagir. Essas ligações também podem ser energizantes. Pense em oportunidades específicas de interagir com essas pessoas para tornar o seu trabalho mais gratificante socialmente (se estiver em modo remoto pode ser mais desafiante, mas não é impossível).
Reconsidere os seus horários
Por fim, analise os horários que tem habitualmente. Por vezes, a sua falta de energia para o trabalho reflecte que não está a dedicar tempo suficiente para atingir os seus objectivos pessoais. Se trabalha demasiadas horas e não se envolve com a família, amigos, entes queridos, passatempos, animais de estimação ou outras partes importantes da sua vida, será difícil permanecer “engaged” no trabalho. Se for esse o caso, então – paradoxalmente – poderá descobrir que a melhor maneira de ser mais produtivo no novo ano é… fazer menos.