Teme que os seus colaboradores entrem em burnout? Não descure (nunca) estas três acções

A sobrecarga de trabalho é algo que não afecta apenas os colaboradores. Conforme aumenta o burnout, a sua produtividade diminui e isso acaba por afectar a empresa como um todo.

De acordo com a Workwell, para evitar que isto aconteça, os gestores de RH devem agir e implementar mudanças para evitar o esgotamento e o stress dos seus colaboradores. Existem diferentes maneiras de aliviar os sintomas de exaustão no trabalho evitando a síndrome de burnout.

A Workwell partilhou algumas medidas que podem ser implementadas junto dos colaboradores da sua empresa.

 

1. Promover o diálogo
Os gestores de RH devem comunicar-se de forma proactiva, tendo um diálogo aberto no qual todos os colaboradores possam sentir-se à vontade para partilhar as suas experiências. Isto pode ser feito através da promoção de reuniões individuais, sessões de perguntas e respostas, atividades em grupo que incentivem o diálogo, entre outros.

 

2. Ser objectivo
Grande parte dos prazos nas empresas não são cumpridos e em muitos casos, isto acontece devido a expectativas irrealistas ou processos confusos.

Os gestores de recursos humanos devem estabelecer diretrizes e instruções para cada projecto e atribuir funções específicas aos colaboradores, o que os ajudará a concluir o trabalho e permanecer produtivos.

 

3. Gerir o stress e a resiliência organizacional
Diante da adversidade, temos duas oportunidades: paralisar ou vencer. As crises são oportunidades de mudança que nos obrigam a sair da zona de conforto e a inovar.

Este novo cenário pode ajudar empresas e colaboradores a desenvolverem recursos e forças. Promover o bem-estar e a saúde mental dos colaboradores e gerir o stress deve ser uma meta de todas as empresas, principalmente em tempos de incertezas como o actual.

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