Tendências 2019: Digital potencia contratações no sector do retalho
É o que revela o Guia do Mercado Laboral 2019, da Hays. A mudança no comportamento dos consumidores na utilização dos canais digitais tem levado a que a maior parte das empresas faça um investimento em funções de e-commerce e market place, contribuindo assim para a mudança neste sector.
Os consumidores fazem cada vez mais compras online e por isso as organizações têm-se preocupado em contratar perfis mais estratégicos nesta área. Se, por um lado, esta tendência se fez sentir na área da Grande Distribuição, especialmente no Retalho Alimentar, por outro lado, na Indústria Têxtil, as áreas comerciais e de desenvolvimento de negócio revelaram ser áreas de maior necessidade este ano.
«Existe uma enorme urgência no mercado actual em contratar profissionais que saibam quais as necessidades dos consumidores, que tenham um perfil estratégico e também uma visão abrangente sobre o sector para conseguirem oferecer soluções inovadoras», esclarece Filipa Silva, Senior Consultant & Team Leader da Hays Portugal.
Em 2019, a área digital vai continuar a crescer e a precisar de mais de profissionais. Filipa Silva acrescenta que «as funções de Digital Marketing e Técnicos de CRM estarão no topo das prioridades para o próximo ano, sendo que estas são as posições essenciais para a definição de estratégia e para garantir a presença das empresas no meio online».
O que faz a diferença
No que respeita às principais mais-valias na escolha de um trabalho, os inquiridos (56% do sexo masculino) destacam a oferta salarial (84%), o plano de carreira (73%), o bom ambiente de trabalho (71%), a cultura empresarial (62%) e a qualidade dos projetos (53%).
Quanto aos benefícios mais desejados para aceitarem uma oferta de trabalho apontam como as cinco principais o seguro de saúde (85%), flexibilidade de horários (63%), formação/certificações (52%), possibilidade de trabalhar a partir de casa (51%) e dias de férias extra (33%).
Veja também estas notícias.