Tendências de comunicação interna para 2021: As cinco grandes mudanças
Os acontecimentos de 2020 aceleraram o ritmo de mudança como nunca se viu. A pandemia de COVID-19 tem criado muitos desafios e dificuldades, colocando também o papel das comunicações internas no centro das atenções. Eis algumas tendências que irão marcar 2021, neste âmbito.
As organizações actuais enfrentam um ambiente de trabalho de complexidade crescente; a base de colaboradores está a mudar, o trabalho remoto está a tornar-se a regra, a necessidade de informação é mais crucial do que nunca e o local de trabalho digital está cada vez mais sofisticado. Para prosperar numa situação empresarial tão desafiante, a estratégia de Comunicação Interna precisa de estar pronta para se adaptar.
Estas são as tendências que se perspectivam e a que as empresas devem estar atentas:
1. A crescente proeminência do papel da comunicação interna
O que mudou?
Uma comunicação interna eficaz é a resposta para estimular a mudança no local de trabalho e assegurar um forte envolvimento dos colaboradores. Mas o investimento nesta área tem sido absurdamente baixo. No entanto, os tempos mudaram. Os desafios do último ano puseram em destaque o papel vital da comunicação interna. A necessidade de comunicar rápida e eficazmente com os colaboradores tornou-se uma preocupação premente. De repente, os sistemas ultrapassados e a sua fraca aceitação revelaram a necessidade de melhoria e investimento urgentes.
Qual o impacto?
Em suma, os profissionais de comunicações internas vão sentir-se mais valorizados em 2021. De acordo com um inquérito IoIC COVID-19, 90% acreditam que a situação terá um benefício positivo para a profissão. Embora tenha havido um aumento significativo da carga de trabalho, os profissionais de comunicação interna estão também a relatar um maior envolvimento com os colaboradores e um papel mais significativo na equipa de liderança. Veremos mais investimento em novas tecnologias e soluções práticas ao longo do próximo ano.
2. A transformação digital do local de trabalho
O que mudou?
Com a mudança repentina para o trabalho remoto, os instrumentos de comunicação interna passaram a ser alvo de revisão urgente. Os métodos tradicionais de comunicação interna, como boletins informativos impressos, reuniões gerais e conferências, já não são viáveis. Mesmo os canais bem estabelecidos de correio electrónico e intranet estão a ser postos em causa. Quando cada comunicação é de importância vital, já não é aceitável ser incapaz de saber se esta foi recebida. A avaliação das comunicações internas assumiu um novo nível de importância.
É claro que nem todos estão a trabalhar remotamente e isto dá origem aos seus próprios problemas. Alguns colaboradores estão nos escritórios, alguns trabalham a partir de casa e outros estão no exterior. Tornou-se claro que as organizações precisam de estar equipadas com canais de comunicação interna que possam chegar às pessoas, sem falhas, onde quer que estejam.
Qual o impacto?
Muitas empresas estão a descobrir que o digital é a resposta, que permite comunicar de forma mais eficaz e imediata. Quer se trate de notificações em tempo real, videoconferência ou redes sociais empresariais, a principal diferença é a capacidade de atrair a atenção dos colaboradores de forma instantânea e fiável. Temos assistido a um aumento enorme na aceitação de aplicações de comunicações internas.
3. A inclusão do colaborador da linha da frente
O que mudou?
Uma das tendências de comunicação interna mais óbvias a sobressair é a súbita consciencialização do colaborador da linha da frente. Anteriormente negligenciados, estes trabalhadores fundamentais estão agora no topo da lista de prioridades. Agora que os líderes estão a rever a comunicação com os colaboradores, o trabalhador da linha da frente é a sua principal preocupação. Esses colaboradores são as pessoas que fazem as coisas acontecer, mas são tradicionalmente as que pior acesso têm à tecnologia e os mais desfavorecidos.
Qual o impacto?
Agora que os trabalhadores da linha da frente se tornaram uma prioridade dentro do plano de comunicação interna, as coisas têm de mudar. Já não chega publicar um memorando na intranet e esperar que eles o vejam de alguma forma. Os trabalhadores da linha da frente precisam de ter acesso a ferramentas e tecnologias de comunicação que lhes permitam uma ligação imediata. Uma plataforma de comunicação interna tem sido a solução para muitas organizações. Uma aplicação de fácil implementação restabelece canais e cria uma rede de ligações que liga as equipas.
4. O aumento da necessidade de informação em tempo real
O que mudou?
O tempo é agora essencial. Antigamente, era perfeitamente aceitável enviar um email e esperar que os colaboradores de toda a empresa o lessem ao longo da semana, mas isto já não é opção. É agora uma das melhores práticas críticas de comunicação interna para assegurar que as mensagens são entregues instantaneamente.
As directivas, políticas e notícias que precisam de partilhar com o pessoal estão agora sempre em movimento. Uma regra aplicada na segunda-feira pode ter de ser alterada na terça-feira de manhã. Quando se trata de comunicar a mudança, o atraso não é apenas indesejável, pode também ser perigoso. Se houver um atraso na transmissão de informação crucial, as pessoas continuarão a agir de uma forma que pode acabar por pôr em perigo a sua própria saúde e segurança.
Qual o impacto?
De repente, toda a gente fala de notificações em tempo real, mensagens pop-up e mensagens instantâneas. A necessidade de ligação instantânea veio ao de cima. Uma aplicação de comunicações internas tem a capacidade de se ligar aos colaboradores através do seu smartphone, ou seja qual for a plataforma de software que preferirem. Isto torna simples a circulação de actualizações em tempo real na organização, assegurando que todos recebem a mesma mensagem ao mesmo tempo. As mensagens instantâneas estão a tornar-se um dos principais tipos de comunicação interna em 2021.
5. Um maior enfoque no bem-estar dos colaboradores
O que mudou?
A nova noção das questões de saúde mental e de saúde no local de trabalho é uma das principais tendências na comunicação interna. A saúde e o bem-estar dos colaboradores tem estado sempre na ordem do dia, mas na verdade, tem estado no fundo da lista de prioridades. Perante a opção de publicar os últimos números das vendas ou de realizar uma sondagem sobre o estado de espírito do escritório, anteriormente o relatório teria sempre prioridade. No entanto, se procuram melhorar a comunicação interna, o bem-estar deve ser uma das suas principais preocupações.
Para além do risco de o novo coronavírus afectar os seus colaboradores, existem também vários problemas de saúde mental e física que podem vir a surgir durante este tempo. Isolamento, stress e ansiedade são problemas muito reais e todos precisam de ser abordados com sensibilidade.
Qual o impacto?
A abertura de canais de feedback nunca foi tão importante. Quer se envie um extenso inquérito de comunicação interna ou uma rápida sondagem de opinião, é vital saber como se sentem os seus colaboradores. Há uma nova tendência de comunicação interna a desenvolver-se no sentido de monitorizar a saúde contínua da organização e do seu pessoal.
Por: Stuart Sinclair, fundador e director da Talkfreely