Trabalha em finanças e está à procura de oportunidades internacionais? Saiba qual é o melhor destino

A consultora de recrutamento Robert Walters partilha como é o mercado de trabalho nas grandes cidades de serviços financeiros para executivos financeiros que procuram experiência internacional.

 

Londres
Em Londres, a proporção de cargos de director aumentou um ponto percentual desde 2018, enquanto os cargos de chefia aumentaram de 14% para 19% no mesmo período.

A contratação de licenciados em Serviços Financeiros de Londres é tão baixa e espera-se que seja o único nível a diminuir. Os principais sectores que estão a contratar são Banco, Seguros e Fintech.

Apesar das restrições de viagem relacionadas com a Covid, Londres cresceu 2% na atracção de talento do estrangeiro. No entanto, o que é interessante é o declínio do talento que se move entre a União Europeia e Londres devido às incertezas relacionadas com o Brexit.

 

Nova Iorque
Nova Iorque continua a ser considerada como «a capital financeira do mundo», um dos maiores centros bancários de investimento, com uma negociação significativa nos mercados de m&A, acções e dívida.

Algumas empresas migraram as suas operações através do panorama regulamentar e operacional para centros de baixo custo como a Florida, Texas e Utah para beneficiar de melhores impostos e custos.

 

Japão
Os pacotes salariais tornam o Japão menos atractivo para os profissionais dos serviços financeiros em comparação com outros mercados como Hong Kong, Singapura e Estados Unidos.

O Japão é também um dos mercados financeiros mais fortes do mundo. Nos últimos anos, o governo japonês tem intensificado os seus esforços para transformar o país num centro financeiro mais competitivo para a Ásia. Entre os principais desafios que o Japão enfrenta na atracção de investimento estrangeiro estão as barreiras linguísticas e talentos globais com inglês avançado.

Devido às crescentes preocupações com as alterações climáticas e questões sociais como a igualdade e a diversidade, o interesse em investir em ESG (Environmental, Social e Governance) tem aumentado.

 

Sidney
A percentagem de vagas de seniores tem crescido, desde 2018, de 22,8% para 28,3%. A falta de recrutamento de diplomados nos últimos 10 anos começa a criar maior impacto, uma vez que há escassez de talento devido ao subinvestimento em programas de pós-graduação.

Em 2022, será importante que as organizações de serviços financeiros concorram no ambiente em constante evolução e no pós-pandemia. Isto inclui a necessidade de encontrar talentos tecnológicos mais qualificados para reunir várias unidades de negócio para promover uma abordagem partilhada da cibersegurança com a mudança para uma abordagem acelerada da digitalização e da confiança dos dados.

À medida que as empresas avaliam tecnologias como IA, machine learning e automação, originam oportunidades de transformação bancária.

 

Paris
A percentagem de vagas de médio/gestor tem crescido desde 2018 de 55% para 63% em 2021. Após o Brexit, França tornou-se atractiva para muitos profissionais devido ao «esquema de evasão fiscal» e aos pacotes salariais competitivos oferecidos por bancos estrangeiros que transferiram as suas operações para os dois últimos anos.

 

Singapura
Em 2021, registou-se um aumento acentuado das vagas a todos os níveis, com as vagas de nível júnior a liderarem um aumento de 222% no número de vagas. Singapura continuou a ver posições de nível médio que representam a maior fatia de contratação de empresas de serviços financeiros em 54%, seguidas de posições superiores em 31%.

Singapura estabeleceu há muito um sector estável de serviços financeiros que se conjuga com uma rigorosa fiscalização regulamentar e respeitada pelo governo. Para muitos, Singapura apresenta um destino atraente para a sua infraestrutura, isenções e benefícios fiscais e qualidade de vida, embora os estrangeiros encontrem frequentemente restrições de visto.

Até 2022, o número de postos de trabalho permanentes e temporários deverá aumentar. Com a digitalização, as empresas precisam de especialistas em tecnologia qualificada para implementar novos sistemas de TI e digitalizar processos.

 

Frankfurt
Como resultado do Brexit, houve uma grande necessidade de pessoal permanente para cobrir os regulamentos locais. Consequentemente, os orçamentos independentes e o número de postos de trabalho temporários foram reduzidos. Isto contrastou com 2020, quando a procura de profissionais provisórios atingiu o seu pico em resultado da incerteza económica durante a pandemia COVID-19.

Embora Munique ofereça salários mais elevados e um melhor nível de vida, Berlim possui um sector fintech em crescimento e start-ups, mas Frankfurt não perdeu a sua reputação como centro internacional com infraestruturas excepcionais.

 

Hong Kong
O sector bancário de Hong Kong está continuamente focado na transformação digital e está sob pressão para fortalecer a sua estrutura ambiental, social e de governação (ESG), depois de os reguladores terem reforçado o cumprimento. Devido à grave escassez de pessoal causada pelas restrições de viagem impostas para controlar a pandemia, há uma forte procura de profissionais qualificados que tenham experiência na operacionalização destas iniciativas.

Ler Mais