Trabalho infantil afecta 168 milhões de crianças

Dez milhões de crianças envolvidas em trabalho doméstico a nível globalOnze por cento da totalidade da população infantil no mundo trabalha, segundo as estimativas mais recentes da Organização Internacional do Trabalho.

168 milhões de crianças em todo o mundo – ou 11 por cento da totalidade da população infantil – trabalham, segundo as estimativas mais recentes da Organização Internacional do Trabalho divulgadas no estudo “Medir o progresso na Luta contra o Trabalho Infantil: Estimativas e tendências mundiais 2000-2012”.

Neste relatório são apresentados os novos dados da quarta ronda das estimativas de trabalho infantil para 2012 e a identificação das tendências de 2000 a 2012.

A OIT destaca igualmente o número de crianças que executam «trabalhos perigosos que colocam directamente em risco a sua saúde, a sua segurança e o seu desenvolvimento moral, mais de metade das crianças trabalhadoras, num total de 85 milhões em termos absolutos».

O maior número absoluto de crianças trabalhadoras encontra-se na região da Ásia-Pacífico, destaca a OIT.

No final do período de 12 anos após o ano 2000, existiam 78 milhões de crianças trabalhadoras a menos que no início, uma redução de cerca de um terço, realça a OIT.

«A redução no trabalho infantil do número de meninas foi particularmente acentuada, com uma redução de 40 por cento. Quanto aos meninos, a redução foi de 25 por cento», acrescenta a Organização.

Face ao Relatório Global de 2010, registou-se uma melhoria dos principais indicadores relativamente ao trabalho infantil no mundo, destacando-se em específico a evolução dos últimos 4 anos – apesar de a OIT realçar que o progresso «é ainda demasiado lento e o seu ritmo deve ser acelerado».

Poderá consultar o relatório na íntegra aqui.

Ler Mais