Três entrevistas finais de emprego em poucas semanas. Esta profissional de Marketing explica como o conseguiu

Qualquer pessoa que esteja actualmente à procura de emprego reconhece que é um pesadelo. Algumas empresas já admitiram publicar vagas-fantasma sem intenção imediata de contratar, e as fraudes de emprego aumentaram no ano passado, graças à IA, alerta a CNBC Make It.

 

Natasha Badger, de 25 anos, tentou uma estratégia diferente no LinkedIn e conseguiu entrevistas finais com três empresas no espaço de semanas. Estas dicas podem ajudar quem procura emprego a contornar empregos-fantasma e realmente chegar a um verdadeiro recrutador.

A profissional de marketing digital e criadora de conteúdos, deixou o seu emprego no LinkedIn em Setembro de 2022 e seguiu o percurso típico de procurar vagas online. Um mês depois, tentou uma nova abordagem: começou a pesquisar publicações no LinkedIn onde as pessoas utilizavam as palavras “Estou a contratar” juntamente com outras palavras-chave e funções relacionadas com a sua área.

Num vídeo publicado no TikTok, Natasha Badger explica como filtrou as publicações do LinkedIn para as que foram feitas na semana anterior, o que a levou a recrutadores a anunciar novas vagas.

Dar prioridade às publicações dos últimos sete dias ajudou-a a aproveitar novas vagas assim que foram publicadas; também pode alertar para pessoas que estão a contratar com urgência para uma função que está aberta há algum tempo.

Pode demorar algum tempo a examinar as vagas relevantes nas empresas escolhidas, disse ela à CNBC Make It, e alertou para as burlas de emprego.

Depois de encontrar um bom anúncio alinhado com o que procurava, Badger enviava à pessoa uma mensagem que dizia: “Encontrei a sua publicação no LinkedIn e estou interessada na função para a qual está a contratar. Podemos combinar uma conversa rápida para lhe fazer algumas perguntas sobre a função?”.

Envie o currículo numa mensagem posterior, enviá-lo demasiado cedo pode parecer precipitado, e o seu perfil do LinkedIn deve estar actualizado, aconselha.

Por vezes, a pessoa agendava a conversa e depois colocava-a em contacto com o responsável; outras vezes, respondia com o link directo da candidatura e colocava-a imediatamente no processo de contratação.

Para cada conversa, Natasha Badger revela que ia preparada com a noção do motivo pelo qual a empresa estava a preencher a função e que problemas seria suposto ela resolver.

«É realmente uma mais-valia ser capaz de ler a descrição de um cargo e compreender porque é que está a ser contratado, onde encaixa no negócio e o impacto que terá de causar», diz Badger. Fazer esta pesquisa irá ajudá-lo a mostrar-se com confiança, acrescenta.

Também preparou perguntas sobre temas que realmente tinha curiosidade em cada função e em cada empresa.

Badger tentou este processo com três empresas – uma instituição financeira, uma agência e uma startup – e entrou sempre no processo de contratação. Acabou por aceitar uma oferta da startup com sede em Nova Iorque, em Dezembro de 2022, e é actualmente gestora de Marketing Digital.

A gestora reconhece que o mercado de trabalho norte-americano se tornou mais difícil para muitos profissionais desde então, mas as coisas podem estar a melhorar. A economia dos EUA criou mais empregos no mês passado e alguns especialistas prevêem maior actividade de contratação nos últimos meses de 2024.

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