Turismo Porto e Norte diz que falta de recursos humanos põe em risco qualidade do serviço

O presidente da Turismo Porto e Norte de Portugal (TPNP) admitiu que a falta de recursos humanos na região pode colocar em «perigo» a qualidade do serviço a que a região habituou os turistas.

 

«A questão [da falta] de recursos humanos pode colocar em perigo a qualidade de serviço a que nós habituámos os turistas e que nos levou a grandes números até 2019″, declarou o presidente da entidade TPNP, Luís Pedro Martins.

Em entrevista à agência Lusa, Luís Pedro Martins explicou que se houver uma diminuição do grau de satisfação dos turistas, os reflexos devem sentir-se em 2023.

«Turistas que saiam com uma má experiência, sabemos que depois esse impacto regista-se no ano seguinte», disse, reforçando a ideia de que ter e reter os recursos humanos qualificados no sector é um problema «muito complexo» no Norte, mas também no país, em geral, e que «não é fácil resolver».

Luís Pedro Martins reconheceu que houve trabalhadores que não quiseram «arriscar» regressar ao sector turístico, depois de o abandonarem durante a pandemia.

Há depois muitos trabalhadores que saíram para fora do país.

«Agora o país tem de tentar resolver o problema e todos sabemos que a solução passa também por captar recursos fora de Portugal», observou, alertando que a melhor estratégia será «captar recursos com formação» ou então garantir essa formação em Portugal.

«O que não poderá mesmo acontecer é que a qualidade desses recursos humanos ponham em causa a qualidade de serviços que oferecemos aos nossos turistas», concluiu.

Há uma estratégia nacional que passa por agilizar todo o processo de vistos, para que seja «mais ágil» e «mais célere», seja mais fácil para quem quer vier para Portugal trabalhar, mas essa estratégia está a ser feita a nível nacional, explicou o presidente da TPNP.

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