Flash Talk: Um mundo de oportunidades

O Lisbon Marriott Hotel vai dar a conhecer 300 oportunidades de emprego, em 43 hotéis do grupo. Estão à procura não só de jovens, mas de quem queira abraçar uma carreira na Hotelaria. Atitude e coragem são os atributos valorizados.

 

Por Ana Leonor Martins

 

É já segunda-feira, dia 23 de Abril, que o Lisbon Marriott Hotel vai promover um Open Career Day. Um dos factores distintivos desta iniciativa é o facto de as oportunidades de emprego serem não só locais, mas em várias unidades da cadeia hoteleira, espalhadas pela Europa. António Pinto, director de Recursos Humanos do Lisbon Marriott Hotel faz notar que na Marriott a visão é global. «Não existem países, mas sim oportunidades de crescimento e de desenvolvimento. É isso que nos distingue.»

 

O que motivou este Open Career Day?
Esta iniciativa visa essencialmente abrir portas não só às novas gerações mas também a todos aqueles que querem abraçar uma carreira na Marriott International. Na Marriott designamos esta iniciativa de  “ World of Opportunities”.

O que pode esperar encontrar quem for ao Open Career Day?
Quem for ao Open Career Day vai encontrar a possibilidade de percorrer um caminho profissioanal, com vista a alcançar objectivos de carreira, de uma forma sustentada, em formação contínua.

E que objectivos pretende o Lisbon Marriott alcançar?
Alcançar a excelência na arte de servir o que designamos de “ Art of Hosting”. Tal só é possivel atraindo colaboradores com atitude e paixão pela indústria hoteleira.

Vão juntar as ofertas de emprego de 43 hotéis de grupo, de vários países da Europa. É a primeira vez que promovem algo do género ou já é prática internacional? Como surgiu a ideia?
A ideia surgiu com o objectivo de criar sinergias. Dada a dimensão international do Grupo, faz todo o sentido, daí a designação de “World of Opportunities”. Iniciei este projecto primeiro com os hotéis de Portugal e depois alargámos horizontes e estendemos a participação aos “sister hotels” na Europa.

Porquê restringir à Europa e não envolver também os outros continentes?
Talvez numa terceira vaga possa vir a acontecer, mas queremos analisar primeiro a taxa de concretização de empregos reais que conseguimos com esta iniciativa. Quanto ao Lisbon Marriott, posso afirmar que a taxa de concretização é elevada e isso deixa-nos orgulhosos.

Reunir 300 oportunidades, entre as quais várias internacionais, deve ser um grande factor de atractividade para os candidatos. Mas numa altura em que tanto se fala de escassez de recursos, não correm o risco dos jovens acharem mais interessante os desafios internacionais?
As oportunidades são locais e Internacionais. Esta iniciativa visa incutir espírito de iniciativa nos jovens portugueses, dar-lhes confiança, dinâmica, e afastá-los da insegurança e da inércia.

Desta forma, disponibilizam oportunidades internacionais a profissionais portugueses. E como pretendem cativar profissionais de outros países a vir trabalhar para Portugal?
Da mesma forma. Na Marriott a visão é global, não existem países, mas sim oportunidades de crescimento e de desenvolvimento. É isso que nos distingue. Temos imensos estrangeiros da Marriott a trabalhar nos nossos hotéis em Portugal e é essa diversidade que gera a riqueza cultural da Marriott International.

O que será valorizado na selecção dos candidatos?
Atitude e coragem.

Com o turismo a crescer exponencialmente em Portugal, sendo esta uma área cada vez mais concorrencial na “guerra” pelo talento, o que vos diferencia?
A formação e a valorização dos nossos associados. Dou um exemplo: no Lisbon Marriott, 50% das chefias vieram de posições de operacionais e isso diz tudo, cresceram sustentados em formação.

O Open Career Day dirige-se não só a jovens à procura de primeiro emprego mas também a quem queira crescer profissionalmente nesta área. O que a torna atractiva para trabalhar?
Aprendizagem, bem estar, conhecimento e a garantia de tratamento justo.

Como esta iniciativa se integra na vossa estratégia de Recursos Humanos? Quais os pilares em que se baseia?
Os pilares são simples: recrutar associados facilitadores ao nível comportamental e moldá-los e orientá-los para objectivos e para o seu  desenvolvimento sócio-profissional.

 

Mais informações sobre o Open Career Day aqui.

Veja também estas entrevistas.

 

Ler Mais