Um olhar (e reflexão) sobre o Dia Internacional dos Recursos Humanos

Os dias comemorativos marcam momentos significativos e emblemáticos e recordam-nos que há momentos em que é necessário parar para reflectir sobre a sua importância. Dia 20 de Maio é um desses dias: comemora-se o dia Internacional dos Recursos Humanos (RH).

 

Por Andrea Fontes, coordenadora da Licenciatura e Mestrado em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Europeia, e Armanda Antunes, coordenadora do Mestrado em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Online da Universidade Europeia

Esta é uma data marcante para os que lideram Pessoas, desenham políticas e implementam práticas que promovem o seu desenvolvimento, para os que contribuem para culturas organizacionais mais integradoras e cuidam para que a employee experience seja impactante e positiva – os profissionais de Recursos Humanos.

No actual contexto de acelerada globalização, é essencial olhar para este momento de forma holística, como um dia comemorativo, no meio de muitos dias de visão, planeamento e acção. Mas queremos também desafiar-vos(nos) a olhar para ele de forma segmentada, parcelar – porque as pessoas também são a soma de muitas dimensões!

 

  1. “Dia” – Reflexão e comemoração

O Dia Internacional de Recursos Humanos é uma celebração dedicada a reconhecer a importância dos profissionais de Recursos Humanos e a sua contribuição para o sucesso das organizações em todo o mundo.

Este dia foi escolhido pela World Federation of People Management Associations (WFPMA) e pela North American Human Resource Management Association (NAHRMA) para criar um dia de reconhecimento internacional. Esta efeméride destina-se a proporcionar uma oportunidade para reflectir sobre a evolução das práticas, desafios e sucessos na GRH. É um momento para as organizações valorizarem o trabalho dos seus departamentos de RH e para os profissionais partilharem experiências e melhores práticas, celebrando o progresso na promoção de ambientes de trabalho mais inclusivos, saudáveis e inovadores.

Esta é também uma ocasião para reconhecermos as competências de futuro necessárias para estes profissionais. Mindset estratégico e inovador, inteligência emocional, gestão de dados e competência digital são algumas das que se destacam num profissional cada vez mais reconhecido como um parceiro estratégico.

 

  1. “Internacional” – Uma perspectiva global

A característica “internacional” deste dia sublinha a sua abrangência global. A área de Recursos Humanos é uma área fundamental em qualquer cultura ou economia, e as práticas de gestão de Pessoas variam consideravelmente entre diferentes países e regiões. Assim, o Dia Internacional de Recursos Humanos serve como um ponto de encontro para profissionais de todo o mundo para discutirem e aprenderem uns com os outros, independentemente das fronteiras geográficas e das culturas em que se inserem. E serve também para estimular a diversidade cultural e a implementação de práticas de diversidade, equidade e inclusão que transcendem fronteiras, e são reveladoras de uma verdadeira mentalidade global.

 

  1. “Recursos” em Recursos Humanos

A palavra “recursos” neste contexto refere-se às técnicas, ferramentas e estratégias utilizadas para gerir eficazmente o capital humano nas organizações. Os recursos em Recursos Humanos incluem tudo, desde softwares de gestão de pessoas até métodos de avaliação de desempenho, formação e desenvolvimento profissional, bem como estratégias de bem-estar e motivação dos colaboradores. Aqui incluem-se também os robôs e inteligência artificial que poderão ser incluídos como parte integrante da força de trabalho (mas não dos recursos humanos).

Esta mobilização de recursos em prol dos RH tem evidenciado também o repensar das estruturas organizacionais e o progressivo declínio de abordagens tradicionais de gestão, exigindo aos profissionais de RH um conhecimento mais amplo do negócio, até para saber que recursos mobilizar em cada momento.

 

  1. “Humanos” – Colocar as pessoas no centro

Finalmente, “humanos” é a palavra central. O foco nos indivíduos é o que distingue os Recursos Humanos de outras funções empresariais. Trata-se de entender e potenciar o capital humano, reconhecendo que cada pessoa tem um conjunto único de habilidades e motivações, mas também de necessidades, desejos e potenciais únicos. E olhar para aqueles que trabalham numa organização como seres multidimensionais, pensando não só na sua capacidade de trabalho, mas também no seu bem-estar físico, psicológico, social e financeiro, é essencial para o sucesso organizacional e para a retenção do capital humano.

O avanço da tecnologia trouxe novas ferramentas para os RH (IA, People Analytics, entre outras), mas devemos lembrarmo-nos que estas devem ser usadas para criar ambientes de trabalho onde as pessoas possam prosperar, e não como meros mecanismos de monitorização e controlo.

Em suma, o Dia Internacional de Recursos Humanos é uma ocasião para celebrar e reflectir sobre as pessoas no centro das organizações. Este dia destaca a complexidade e a importância de gerir o capital humano de forma eficaz numa escala global, reconhecendo os profissionais que dedicam as suas carreiras a esta nobre tarefa.

A estas e a estes profissionais, deixamos um apelo: continuem a ser agentes de transformação, promovendo culturas organizacionais que valorizem a diversidade, incentivem o crescimento e coloquem as pessoas no centro de tudo. Juntos, podemos criar um mundo do trabalho mais humano, onde todos tenham a oportunidade de evoluir e prosperar.

Ler Mais