
Universidade Europeia e o Município de Loures fazem protocolo para impulsionar formação e empregabilidade
A Universidade Europeia e o Município de Loures estabelecem Protocolo de Cooperação com o objectivo de promover a qualificação, o desenvolvimento profissional e a valorização de trabalhadores e residentes do concelho.
Esta parceria estratégica vem proporcionar aos munícipes a facilitação do acesso ao ensino superior, através da atribuição de bolsas de estudo, promover mecanismos de integração profissional, e permitir o desenvolvimento de projectos conjuntos com impacto académico, social e económico.
Hélia Gonçalves Pereira, reitora da Universidade Europeia, sublinha que «a celebração deste protocolo, coloca o modelo de aprendizagem, muito assente na vivência de experiências reais e orientado para a resolução de problemas concretos, ao serviço da comunidade local em Loures. Temos a forte convicção de que esta cooperação entre ensino superior e administração local é motor de desenvolvimento para todos, o que muito nos honra e responsabiliza.»
Já Sónia Paixão, vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, reconhece neste acordo «uma ferramenta estratégica para capacitar os munícipes, promover a formação ao longo da vida e estimular a adopção de práticas inovadoras na gestão pública. Mais do que uma parceria institucional, é um compromisso com o futuro do nosso concelho, ao oferecer oportunidades reais de aprendizagem, desenvolvimento profissional e integração no mercado de trabalho, reforçando a nossa ambição de tornar Loures um território de conhecimento, inovação e oportunidades para todos.»
Entre as iniciativas previstas em protocolo encontram-se a integração de estudantes em estágios curriculares ou profissionais nas várias unidades e serviços do Município de Loures; a participação conjunta em projectos e estudos sobre problemas reais complexos, inovação pública e novas abordagens de gestão municipal; o desenvolvimento de iniciativas de investigação e de produção de conhecimento relevante para o território; ou a promoção de palestras.
Outro dos eixos centrais do protocolo é a criação da Bolsa de Estudo para colaboradores do Município de Loures, com condições especiais para a frequência nos cursos oferecidos pela Universidade Europeia. A bolsa contempla, entre outros aspectos, descontos de 25% nas propinas ou a possibilidade de atribuição de 50% de desconto em casos de comprovada necessidade socioeconómica.