Urban Sports Club: Promover o desporto para equipas felizes e produtivas

O Urban Sports Club foi criado há mais de 10 anos e existe actualmente em cinco países da Europa. Através de uma subscrição mensal, é possível às empresas terem acesso a uma rede de parceiros para praticar desporto a qualquer hora e em qualquer lugar, contribuindo para equipas mais saudáveis e felizes.

 

Uma “Netflix do desporto”. Assim é descrito o Urban Sports Club, um conceito inovador, que nasceu na Alemanha em 2012 e que, desde então, não tem parado de crescer. Actualmente, o Urban Sports Club está presente em cinco países europeus, com uma rede de mais de 10 mil parceiros, e os planos de expansão continuam. «O nosso conceito é simples, como as boas ideias geralmente são e as vantagens da nossa oferta não têm fim. Com o aparecimento do Urban Sports Club em Portugal, passou a ser possível ir ao ginásio praticar yoga, surf, padel e, ainda, dança e crossfit, com uma única subscrição mensal», explica Hugo Aguiar, Team Lead B2B Portugal.

A subscrição deste serviço permite que os membros possam treinar perto do trabalho, de casa, no estrangeiro, online e onde quer que estejam, a qualquer hora, acabando de vez com as comuns desculpas para não se treinar. Por outro lado, e paralelamente, esta solução passou a disponibilizar às empresas uma forma de oferecerem desporto e bem-estar aos seus colaboradores, comparticipando parte ou a totalidade da subscrição! Dessa forma, «esperamos inspirar as pessoas a levarem uma vida mais activa e saudável, revolucionando a forma como praticam desporto », acrescenta o mesmo responsável.

Em Portugal, o Urban Sports Club disponibiliza mais de 800 centros desportivos e de bem-estar, de norte a sul do país. São oferecidas mais de 50 modalidades desportivas, para além de massagens e outras actividades de bem-estar e não pretendem ficar por aqui. «Temos como compromisso continuar a expandir a nossa oferta actual e garantir que temos a melhor e mais variada oferta desportiva da Europa. Ao mesmo tempo que queremos chegar a cada vez mais subscritores », destaca o profissional.

Para esse objectivo, a insígnia tem feito uma forte aposta em clientes empresariais, que cada vez mais valorizam esta solução, como um benefício de saúde e bem-estar para os seus colaboradores. «Temos centenas de empresas satisfeitas com a nossa oferta, que a utilizam para manter a saúde mental e o bem-estar físico dos seus colaboradores, ao mesmo tempo que lhes permite aproximar as equipas e criar um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. E se os nossos clientes e parceiros estiverem satisfeitos, a nossa missão está cumprida», resume o Team Lead B2B Portugal do Urban Sports Club.

 

Equipas mais produtivas
À semelhança das ofertas de benefícios como os seguros de saúde, o Urban Sports Club tem sido cada vez mais procurado pelas empresas portuguesas. A cultura de oferecer outros benefícios aos colaboradores, sejam estes de desporto e bem-estar ou de qualquer outro tipo, está em franco crescimento e, nesse contexto, as empresas têm valorizado diferentes aspectos da oferta do Urban Sports Club. Um dos pontos reconhecido pelos departamentos de Recursos Humanos das empresas é a simplicidade do processo de onboarding de novos membros da equipa ou o facto de permitir a organização de eventos de equipa e team-buildings com os diversos parceiros desportivos. Por outro lado, a gestão simplificada na plataforma também chama a atenção, oferecendo uma visão completa e controlo sobre as subscrições activas, simplificando o seu trabalho.

Além deste lado prático, existe uma vertente humana, que torna tudo melhor: «Quando as empresas oferecem o Urban Sports Club como benefício sentem que há uma melhoria do espírito de equipa, elevação do employer branding, maiores taxas de retenção, melhores argumentos para o recrutamento. A longo prazo, as pessoas sentem o equilíbrio do seu “WorkOut – Life – Balance” e isso reflecte-se no seu dia-a-dia de trabalho.»

Devido ao facto de os colaboradores poderem ter um estilo de vida mais activo, o resultado não podia ser mais positivo: equipas mais felizes e motivadas, com mais saúde, mais energia e criatividade. Mas, apesar de o resultado final pretendido ser o mesmo, as necessidades podem ser diferentes. Nesse sentido, o Urban Sports Club oferece uma solução personalizada para cada empresa. «São mais de 10 mil ginásios, escolas e centros desportivos na Europa, que tornam a nossa oferta ideal para empresas com escritórios em diferentes países ou para empresas em que as viagens são uma constante», sublinha.

Para começar a utilizar esta solução na empresa o processo é simples. A equipa do Urban Sports Club acompanha todo o processo, para que a empresa tenha cada etapa definida de forma clara e fácil de implementar. «Como as necessidades de cada empresa variam, também nós nos adaptamos para que a implementação seja feita com sucesso, incluindo formação, peças de comunicação interna e convite aos colaboradores para que descubram e comecem a tirar proveito deste benefício. Além disso, desenvolvemos um conjunto de iniciativas para que os colaboradores compreendam a importância de manterem o seu bem-estar físico e a saúde mental, dinamizando as activações da nossa subscrição nas empresas», complementa.

 

De olhos no futuro
Até agora, o maior desafio tem sido dar a conhecer as soluções e a equipa às empresas. De resto, basta que os responsáveis de Recursos Humanos entrem em contacto com a plataforma e um gestor de conta tratará de tudo. «Há muitos anos que desenvolvemos a oferta para empresas do Urban Sports Club e temos como objectivo ser uma boa solução para todos e não um desafio extra.»

Por outro lado, as empresas que lideram em políticas de Recursos Humanos percebem a importância entre a vida profissional e pessoal. Se a empresa cria momentos de convívio, de competição e de cooperação entre os membros das suas equipas, essa acção vai criar dinâmicas de comunicação que trazem benefícios imediatos para a produtividade. Com o Urban Sports Club as probabilidades de reforçar laços significativos entre a equipa aumentam. «Com equipas mais saudáveis reduz-se o absentismo, combate-se o stress (que custa às empresas portugueses mais de 5,5 MM ao ano) e reduz-se o turn-over. Esta é uma mudança na forma como se vive o trabalho e que altera as relações humanas dentro da empresa, o que facilita a gestão de pessoas e potencia os resultados across the board», complementa Hugo Aguiar.

E esta máxima é válida também dentro do próprio Urban Sports Club. Os colaboradores têm acesso gratuito à mensalidade do Urban Sports Club, que podem utilizar para organizar get- -togethers mensais com a equipa,para desafiar colegas a experimentar novas modalidades, organizar jogos de padel entre equipas, etc. E ao fim de uns anos, estas actividades estimulam a criação de um ambiente de trabalho onde todos se sentem motivados a partilhar e a desenvolver as suas ideias.

Para o futuro, «queremos que a nossa oferta seja a solução número um para combater stress e os problemas de saúde mental e sedentarismo, que são preocupações centrais da OMS para 2024. Vamos continuar a contar com o word of mouth para que sejam os nossos clientes a falar por nós», remata Hugo Aguiar.

Hugo Aguiar
Team Lead B2B Portugal, Urban Sports Club

 

 

Este artigo faz parte do especial “Employer Branding Best Practices” publicado na edição de Janeiro (n.º 157) da Human Resources, no âmbito da Employer Branding Conference 2024, promovida pela Talent Portugal.

 

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais