Vai comprar mais ou menos presentes este Natal? Saiba o que vai fazer a maioria dos portugueses

O 17.º Inquérito Anual sobre Compras de Natal da Accenture revelou que, ao pensarem nas suas finanças antes da época festiva, seis em cada 10 consumidores já estão, ou planeiam, reduzir a oferta de presentes a familiares e amigos próximos devido a restrições orçamentais, aumentando para 69% no caso de familiares e amigos alargados.

 

Ao mesmo tempo, pouco mais de metade (52%) dos consumidores já concordaram, ou planeiam concordar, em não trocar presentes com outros adultos.

Com menos de um em cada cinco (17%) consumidores a dizer que se sentem optimistas quanto à sua situação financeira para a época festiva, o inquérito mostra que os consumidores planeiam gastar 591 dólares esta época, em média, menos 5% do que no ano passado.

Os consumidores com mais de 70 anos prevêem gastar 673 dólares, o valor mais elevado de todos os grupos etários, seguidos de perto pelos baby boomers (59-69 anos) que prevêem gastar 667 dólares.

Outra mudança interessante a que os retalhistas poderão assistir esta época é a potencial inversão da prolongada época de compras de fim de ano, uma vez que os consumidores referem que tencionam começar a comprar de Outubro a Dezembro.

O inquérito da Accenture mostra também que, embora o preço (78%) e a relação qualidade/preço (60%) estejam no topo da lista dos factores decisivos mais importantes para a forma como os consumidores vão fazer as suas compras e para aquilo em que vão gastar dinheiro nesta época, a qualidade continua a ser importante para mais de metade dos consumidores (50%).

Muitos consumidores parecem estar a explorar formas criativas, mas práticas, de optimizar os orçamentos. Por exemplo, alguns consumidores indicaram que estão dispostos a comprometer a conveniência, com mais de metade (53%) a optar pela recolha na loja em vez da entrega ao domicílio, se isso lhes permitir poupar dinheiro.

Além disso, mais de um terço (39%) dos consumidores tenciona comprar conscientemente artigos, como jogos de tabuleiro, que possam desfrutar durante todo o ano. Este número aumenta para 47% entre os jovens da geração millennials (25-31 anos) e 45% entre os older millennials (32-39 anos).

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