Lusíadas Saúde: «Cuidar de quem nos procura e de quem nos escolhe para trabalhar»

Com uma vertente mais humana, a Lusíadas Saúde assume o compromisso de investir numa cultura organizacional forte, onde cada colaborador é valorizado e tem a possibilidade de continuar o seu desenvolvimento profissional.

 

Nos últimos anos, a Lusíadas Saúde tem vindo a destacar-se como uma marca empregadora em crescimento, impulsionada pelo compromisso estabelecido com o cuidado dos seus colaboradores e pacientes. De acordo com Sofia Fernandes, directora de Pessoas e Talento da Lusíadas Saúde, este crescimento assenta em vários factores, desde o investimento na criação de uma cultura organizacional inclusiva e de constante inovação, até à implementação de estratégias de Employer Branding que promovem o envolvimento e desenvolvimento de talentos.

 

Quais os principais factores que têm vindo a impulsionar a Lusíadas Saúde como marca empregadora nos últimos anos?
Aquilo que nos impulsiona é a missão que nos propomos a concretizar diariamente. Uma missão que consiste em saber cuidar de quem nos procura e de quem nos escolhe para trabalhar.

Além disso, temos investido, continuamente, no desenvolvimento de uma cultura organizacional diversa, onde cada pessoa é valorizada e tem a oportunidade de crescer profissionalmente. O nosso compromisso com a prestação de cuidados de saúde de qualidade é um factor-chave na reputação de marca empregadora de referência nacional que pretendemos assumir e conservar.

Por fim, a nossa constante inovação e adaptação às necessidades do mercado de saúde têm sido reconhecidas como elementos diferenciadores, que atraem talentos comprometidos com o serviço que prestamos.

 

Qual a importância atribuída à área de Employer Branding e de que forma considera que influencia a atracção e retenção de talento?
A área de Employer Branding desempenha um papel essencial na construção de uma imagem atractiva da nossa organização enquanto empregadora.

Acredito que, para construir uma marca forte, precisamos de ir além da promoção da empresa. É fundamental reforçar a cultura organizacional autêntica e positiva, onde cada profissional se torna um verdadeiro embaixador da Lusíadas Saúde.

Considero, assim, que a área de Employer Branding está intrinsecamente ligada à vivência dos valores do Grupo Lusíadas Saúde e à forma como são incorporados no dia-a-dia de cada profissional.

Estamos a investir no crescimento e na motivação das nossas equipas através de iniciativas que promovem o bem-estar, o desenvolvimento profissional e a inclusão. Procuramos transmitir aos candidatos, estagiários, alunos e ao público em geral aquilo que torna a Lusíadas Saúde um local único para trabalhar. Queremos que percebam que fazemos da nossa missão de “Saber Cuidar” uma realidade não só para os clientes, mas também para os colaboradores. Esta abordagem impacta directamente a atracção e retenção de talento.

 

Em traços gerais, como define a proposta de valor da Lusíadas Saúde enquanto entidade empregadora e de que forma esta tem vindo a evoluir com o tempo?
Aquilo que define a Lusíadas Saúde é o seu compromisso inabalável com o lado humano; a preocupação constante que temos com as nossas pessoas; e a existência de uma cultura de gestão de portas abertas, informal, mas profissional, em que a opinião de cada um é valorizada.

Somos uma organização “inquieta”, dinâmica e progressista, porque estamos, constantemente, atentos a novos desafios. Temos a ambição de sermos reconhecidos por contribuir para fazer alguma diferença na vida das pessoas.

Ao longo dos anos, esta proposta de valor evoluiu e tornou-se cada vez mais evidente para todos na Lusíadas Saúde. Esta proposta de valor tornou-se uma parte integrante da nossa cultura organizacional, sendo vivenciada por todos no seu dia-a-dia. Esta evolução reflecte o nosso compromisso contínuo com um ambiente de trabalho inspirador, onde as pessoas se sentem valorizadas, motivadas e capacitadas para alcançar o seu potencial.

 

De que forma a Lusíadas Saúde trabalha o engagement dos seus colaboradores com a empresa?
A abordagem da Lusíadas Saúde para promover o engagement dos seus colaboradores com a empresa é estruturada e pró-activa. Utilizamos canais formais, como a realização anual de um questionário, “Raio-X”, que nos permite avaliar o nível de compromisso da nossa equipa global e identificar áreas de oportunidade.

Com base nos resultados, desenvolvemos um plano de acção personalizado, implementando iniciativas específicas em cada uma das nossas unidades hospitalares e clínicas para abordar as áreas mais críticas. Importa destacar que as equipas locais de projecto são compostas por colaboradores, o que permite envolvê- los activamente na implementação das soluções propostas.

Em relação ao engagement na área da saúde, reconhecemos que enfrentamos desafios como qualquer outra empresa, em qualquer sector. A natureza sensível das tarefas, a pressão do ambiente de trabalho e a necessidade de tomar decisões rápidas e precisas são apenas alguns exemplos. No entanto, acreditamos, firmemente, que os níveis de engagement dos nossos colaboradores não são condicionados por esses desafios.

Acredito que a transparência é um dos pilares fundamentais da nossa cultura organizacional. O fácil acesso a todos os níveis hierárquicos promove um ambiente de confiança e inclusão, no qual os colaboradores são valorizados e parte integrante do processo de gestão. Esse ambiente de confiança e inclusão contribui, significativamente, para fortalecer o seu compromisso com a empresa e aumentar o seu envolvimento em todas as áreas de actuação.

 

Factores externos como a inflação, a guerra, o contexto político nacional, têm impacto na forma como os colaboradores se envolvem com a empresa? Como pode o Employer Branding ajudar?
Os factores enumerados têm, naturalmente, impacto. A Lusíadas Saúde não é alheia ao enquadramento económico e social, pelo que desenvolve algumas iniciativas para mitigar os efeitos desfavoráveis dessa conjuntura externa.

Paralelamente, acredito que o Employer Branding ajuda a consolidar a nossa reputação e notoriedade enquanto empresa sólida e financeiramente estável. Só desta forma é possível assegurar o conforto e a tranquilidade dos mais de 7000 profissionais e das respectivas famílias.

 

De que forma a Lusíadas Saúde contribui para que exista um sentimento de pertença entre os colaboradores? Procuramos recorrer a uma comunicação que faça com que as nossas equipas sintam que fazem parte deste processo de construção. Queremos que sintam que cada conquista é de todos e não só da Administração. Agradecer, celebrar e reconhecer são comportamentos que promovemos na empresa, em especial junto das nossas lideranças, que devem ser o exemplo e as primeiras a fazê-lo.

 

A consciência social e ambiental é importante para a Lusíadas Saúde no conttexto de atracção de talento? Que outros pontos são essenciais enquanto entidade empregadora?
Actualmente, é imprescindível que uma empresa tenha estas preocupações, não só porque contribuem para a atracção de talento, como também porque todos, de uma forma geral, estamos cada vez mais sensíveis a estas temáticas.

Se a Lusíadas Saúde quer, efectivamente, contribuir para que as pessoas tenham uma vida saudável e plena, o nosso negócio tem de ter esta consciência social e ambiental. Além disso, outros pontos essenciais que consideramos enquanto entidade empregadora incluem, por exemplo:

Empregabilidade inclusiva: Acreditamos que todos têm talento e valorizamos a diversidade. Estamos, progressivamente, a integrar pessoas com diferenças nas nossas unidades, para desempenharem funções necessárias e com um contributo muito válido e importante para a organização.

 

Preocupação com a “família alargada da Lusíadas”: Criamos condições e benefícios que não se limitam apenas aos nossos colaboradores, mas também às suas famílias directas. Reconhecemos a importância de apoiar não só os nossos colaboradores, mas também aqueles que são significativos para eles em momentos em que precisam de um apoio adicional. Cuidar de nós, para saber cuidar bem de todos, é o nosso propósito.

 

Como têm vindo a evoluir as expectativas dos jovens no que diz respeito à escolha da empresa para trabalhar? Para uma pessoa que, tal como eu, está na área de Human Capital há mais de 25 anos, a evolução tem sido gigante. Neste momento, a expectativa dos jovens é elevada e exigente. Os papéis inverteram- se e, actualmente, são os jovens que escolhem as empresas, e estas têm de demonstrar que são uma boa escolha para eles. Tudo tem de ser explicado e tem de lhes fazer sentido ou então não se dispõem a investir o seu tempo em locais que não lhes dão a perspectiva de poder ter boas experiências.

 

A Lusíadas Saúde tem alguns programas ou iniciativas desenvolvidas na área de Employer Branding?
Diria que não temos programas ou iniciativas desenvolvidas de forma específica para trabalhar directamente esta área. Contudo, temos muitas iniciativas que causam impacto, mas que não são criadas apenas para nos promovermos como entidade empregadora.

O que fazemos é o reflexo da preocupação da empresa em ser, cada vez mais, um lugar escolhido para trabalhar, porque as pessoas se sentem bem aqui.

 

Qual a estratégia da Lusíadas Saúde no que diz respeito ao desenvolvimento individual dos colaboradores e como é que este ponto é comunicado em termos de Employer Branding?
Organizamo-nos para ir ao encontro das expectativas de cada grupo profissional e de cada pessoa – o que é um desafio gigante tendo em conta a nossa dimensão. Aqui, as lideranças têm um papel relevante. Em conjunto com as chefias, formamos uma equipa que tem o propósito diário de identificar a forma mais adequada para desenvolver as nossas pessoas.

O facto de utilizarmos como referência o modelo de aprendizagem 70.20.10, dá-nos liberdade para pensar em diferentes estratégias, desde os programas on the job até à formação em sala, passando pelo e-learning, coaching ou mentoring.

 

Que factores tornam a experiência de trabalhar na Lusíadas Saúde realmente ímpar?
São vários os factores que tornam a experiência de trabalhar na Lusíadas Saúde verdadeiramente única:

Relacionamento humano: Destacamos, em primeiro lugar, a forma como nos relacionamos com as pessoas que nos rodeiam. Na Lusíadas Saúde, estabelecemos relações mais humanas, onde o reconhecimento mútuo é evidente e valorizado.

Crescimento e oportunidades: Em segundo plano, a Lusíadas Saúde é uma empresa em constante crescimento, oferecendo diversas oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal em diferentes níveis.

Abertura e proximidade: Em terceiro lugar, promovemos uma cultura de abertura e proximidade, tanto em termos de relacionamento com a gestão de topo, como entre todas as pessoas da organização. Esta proximidade contribui para um ambiente de trabalho colaborativo, inclusivo e diverso.

Espírito de melhoria contínua: Por último, mas não menos importante, cultivamos um espírito de melhoria contínua em todas as nossas actividades. Estamos focados em evoluir e fazer melhor, o que nos torna uma empresa dinâmica e orientada para o progresso.

 

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Employer Branding” publicado na edição de Abril (n.º 160) da Human Resources.

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

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