Vai ser seguro andar de táxi e TVDE’s? Saiba o que já está a ser feito

Com o objectivo de retomar a actividade e garantir viagens mais seguras neste novo contexto, a Free now e a Kapten já começaram o processo de desinfecção e colocação de divisórias nos seus táxis e veículos TVDE’s, uma acção que engloba 700 veículos a serem abrangidos pelo processo de higienização e mais de 1500 viaturas equipadas com as divisórias de protecção.

 

No global, cerca 80% da frota activa foi alvo destas medidas, num investimento por parte das duas aplicações de mobilidade que ultrapassa os 25 mil euros.

No que diz respeito à higienização dos veículos, as aplicações de mobilidade implementaram uma solução de acção comprovada, o mesmo produto utilizado pelo Metropolitano de Lisboa e outras entidades públicas, cujo efeito de protecção se prolonga durante um mês e que tem uma eficácia superior a 99,99%, ao fim de cinco minutos. A aplicação deste produto, já foi iniciada e continuará a ser aplicada durante os próximos dias. O processo de limpeza de rotina será reforçado semanalmente com o mesmo produto, mas através de aplicação manual, nas superfícies mais expostas ao contacto.

Em relação à colocação das divisórias físicas, entre o espaço do condutor e o dos passageiros transportados no banco da retaguarda, a acção já está a decorrer em mais de 1500 veículos, sendo o respectivo investimento suportado pela empresa.

Os separadores colocados respeitam as indicações definidas pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), sendo transparentes, de material plástico flexível e de fixação amovível, assegurando a possibilidade de comunicação entre o condutor e os passageiros.

Para além de todas as recomendações emitidas pela OMS e DGS, a Free Now e a Kapten apostam também noutras iniciativas, que visam apoiar tanto os passageiros como motoristas, entre as quais:

● O Táxi Herói, o serviço da Free now com tarifas especiais para os profissionais da área da saúde;

● Os Heróis da Cidade, uma iniciativa em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa (CML), que estende o serviço de táxi com uma tarifa 40% mais baixa que o habitual, a Bombeiros, Polícia Municipal, Protecção Civil, trabalhadores da Higiene Urbana e Carris;

● A parceria entre a Kapten e a CML para serviço de entrega ao domicílio de produtos aos mais necessitados, a partir das lojas do comércio local pertencentes à rede de apoio do município;

● O apoio a várias iniciativas de âmbito solidário, desde o Banco Alimentar Contra a fome, em conjunto com a iniciativa da Liga Portuguesa de Futebol, a ações de comerciantes locais como restaurantes e associações, que necessitam de auxílio a fazer chegar a sua ajuda a quem mais precisa.

Ler Mais