Vai ter uma entrevista de emprego? Saiba quais são as perguntas mais frequentes e o que deve responder para ser bem-sucedido

É sempre importante preparar-se para uma entrevista de emprego. A pensar nisso, a Robert Walters partilhou quais são as perguntas mais frequentes numa entrevista e as respostas que deve dar para conseguir a vaga a que se candidata.

 

1. O que pode nos contar sobre si?
Esta é uma das primeiras perguntas que os recrutadores podem fazer. O objectivo é ter uma primeira impressão, além de quebrar o gelo.

O que responder:
Comece com uma breve descrição da sua experiência e dos cargos que ocupou até agora. Pode seguir a estrutura e a ordem do seu currículo. Dê exemplos da experiência que adquiriu ao longo da sua carreira. Considere cuidadosamente que questões deseja abordar e como irá descrevê-las em detalhes.

O entrevistador também vai obter muitas informações com esta pergunta, por isso deve ser honesto. Expresse quais são os seus objectivos e motivações a curto, médio e longo prazo. Explique que tipo de trabalho e funções gostaria de ter, bem como as etapas que gostaria de realizar para alcançá-lo.

Explique como desenvolveu suas competências nos diferentes empregos e como essas experiências o ajudaram a avançar na sua carreira. Mostre ao entrevistador que tem ambição e está determinado a aproveitar ao máximo cada oportunidade que surgir no seu percurso. No entanto, estabeleça sempre um vínculo com o cargo a que se candidata e seja realista ao expressar as suas ambições.

 

2. Quais são seus pontos fortes e fracos?
O mais importante é que ao responder a esta pergunta mostre ao recrutador que se conhece bem e que é honesto consigo mesmo.

O que responder:
Analise bem todos os seus pontos fortes e, acima de tudo, encontre argumentos e exemplos práticos que os ilustrem. Cite as três qualidades ou competências que o tornam a pessoa ideal para o cargo vago e dê exemplos específicos de contextos profissionais onde os colocou em prática com sucesso. Estes pontos fortes podem ser competências técnicas (por exemplo, conhecimento de um programa de software específico) ou competências intangíveis (por exemplo, facilidade de gerenciar pessoas).

Em relação às fraquezas, a melhor maneira de responder a esta pergunta é escolher um ponto fraco que está a tentar melhorar. Por exemplo, se as suas competências digitais são fracas, indique isso como uma fraqueza mencionando, por exemplo, quanto tempo gastou ou vai gastar a melhorá-las. Esta forma de apresentar os pontos fracos vai transformá-los em forças.

 

3. Porque quer trabalhar connosco?
Quando se estiver a preparar para a entrevista de emprego, certifique-se que tem conhecimento sobre os produtos e serviços da empresa, e a cultura corporativa. Use essas informações para descrever como os seus objectivos e ambições se alinham com a empresa e a posição para a qual se está a candidatar.

O que responder:
Pense em como seus objectivos e aspirações profissionais se alinham com a cultura corporativa, e utilize esta informação para formular uma resposta a esta mesma pergunta: Os projectos que me podem oferecer estão em em linha com os meus objectivos profissionais e de crescimento nessa empresa?

 

4. Porque devemos contratá-lo?
Esta é uma forma de convencer seus entrevistadores a darem-lhe o cargo, por isso deve explicar porque seria um grande trunfo para a empresa.

O que responder:
Por exemplo: «Tenho uma combinação única de boas competências técnicas e a capacidade de construir relacionamentos de longo prazo com os clientes», seguido por um exemplo específico de uma conquista neste aspecto durante a experiência de trabalho anterior.

 

5. Que salário tem em mente?
Embora deva evitar mencionar a remuneração que quer receber, é importante saber o seu valor no mercado de trabalho e responder a essa pergunta de forma informada quando chegar a hora. Muitas vezes surgem problemas quando os candidatos a um emprego pedem uma remuneração muito alta ou muito mais baixa do que a que a empresa definiu.

O que responder:
Verifique se a faixa salarial oferecida está visível no anúncio de emprego. Em caso afirmativo, diga ao recrutador que este é o valor que tem em mente e que esta é, mais uma vez, uma das razões pelas quais ser considera a pessoa certa para a posição aberta.

Ler Mais