Vai viajar neste Verão? Há países em que tem de pagar para entrar (e são bastantes, inclusive na Europa)

Com o turismo a regressar a níveis pré-pandémicos, alguns destinos populares estão mais uma vez a sofrer com a pressão do excesso de turistas. Como resultado, alguns recorreram à implementação de uma “taxa turística” em 2022 e outros têm planos de introduzir uma este ano, noticia a Euronews Next.

 

Países que já cobram taxa turística:

Áustria – A taxa de dormida varia de acordo com a província. Em Viena ou Salzburgo, paga-se 3,02% a mais na conta do hotel por pessoa.

Bélgica – A taxa de turismo também se aplica por dormida. Antuérpia e Bruges cobram uma taxa por quarto. Já em Bruxelas, a tarifa varia de acordo com o tamanho e classificação do hotel.

Butão – O imposto do Butão dos mais altos do mundo. A taxa diária mínima para a maioria dos estrangeiros ronda os 228 euros por pessoa por dia, durante a temporada alta e um pouco menos na temporada baixa. Porém, inclui alojamento, transporte no país, guia, alimentação e taxas de entrada.

Bulgária – A taxa turística de dormida e muito baixa e varia consoante a zona e a classificação do hotel – até cerca de 1,50€.

Caraíbas – A maioria das ilhas das Caríbas tem taxas turísticas adicionadas ao custo do hotel ou uma taxa de partida. As taxas variam de 13 euros nas Bahamas a 45 euros em Antígua e Barbuda.

Croácia – O imposto turístico foi aumentado em 2019, no entanto, este aumento aplica-se apenas durante a temporada alta no Verão. Os visitantes pagam cerca de 10 kuna (1,33 euro) por pessoa por noite.

Eslovénia – O imposto turístico varia de acordo com a localização e a classificação do hotel. É um pouco mais alto em cidades maiores e resorts, incluindo Ljubljana e Bled, cerca de três euros.

Espanha – A Taxa de Turismo Sustentável aplica-se a alojamentos de férias nas Ilhas Baleares espanholas (Maiorca, Menorca, Ibiza, Formentera), a todos os turistas maiores de 16 anos. Durante a temporada alta, o imposto pode chegar a quatro euros por noite.

França – A “taxe de séjour”, adicionado à conta do hotel, varia de acordo com a cidade. As tarifas variam entre 0,20 euros e cerca de quatro euros por pessoa, por noite.

Alemanha – Têm uma “taxa cultural” e também uma “taxa de cama”, em cidades como Frankfurt, Hamburgo e Berlim. A taxa é de cerca de 5% da conta do hotel.

Grécia – A taxa de turismo é baseada no número de estrelas do hotel ou no número de quartos. Pode ser qualquer valor até quatro euros por quarto.

Hungria – As taxas turísticas só se aplicam em Budapeste. Os viajantes devem pagar 4% a mais por noite com base no preço do quarto.

Indonésia – As taxas turísticas só se aplicam em Bali e os visitantes estrangeiros devem pagar uma taxa de cerca de nove euros.

Itália – As taxas dependem do local. Em Roma varia de três a sete euros por noite, dependendo do tipo de quarto, mas algumas cidades mais pequenas cobram mais.

Japão – A taxa também é de saída e os visitantes pagam 1.000 ienes (cerca de oito euros) ao deixarem o país.

Malásia – A taxa de turismo é fixa e aplicada por noite de estadia, cerca de quatro euros.

Nova Zelândia – Muitos turistas, pessoas em férias de trabalho e alguns estudantes e trabalhadores que vêm para a Nova Zelândia têm de pagar uma International Visitor Conservation and Tourism Levy (IVL) de cerca de 21 euros quando chegam. Os australianos estão isentos.

Países Baixos – Há um imposto turístico terrestre e um imposto turístico aquático. Em Amesterdão equivale a 7% do custo de um quarto de hotel.

Portugal – O imposto turístico de dois euros é pago por noite, por pessoa e apenas aplicável maiores de 13 anos e para os primeiros sete dias de estadia. Aplica-se actualmente em 13 dos 308 municípios, incluindo Porto, Lisboa e Faro.

República Checa – A taxa turística só se paga na capital, Praga. É menos de um euro por pessoa, por noite, até 60 noites. O imposto não se aplica a menores de 18 anos.

Suíça – A taxa de turismo varia de acordo com a localização. O custo é por noite e por pessoa e ronda os 2,20 euros. E só se aplica a estadias inferiores a 40 dias.

EUA – Um imposto é cobrado a todos os viajantes na maior parte dos Estados Unidos. As taxas se aplicam em hotéis, motéis e pousadas. A tarifa mais alta é aparentemente em Houston, com um imposto de 17% na conta do hotel.

 

Locais onde haverá mudanças:

Olhão

Olhão, no Algarve, começará em breve a cobrar dois euros por noite aos visitantes entre Abril e Outubro. O imposto será reduzido para um euro entre Novembro e Março. Não se aplicará a menores de 16 anos e será limitado a cinco noites – portanto, no máximo 10 euros – por viagem. De acordo com as autoridades locais, a taxa será utilizada para minimizar o impacto do turismo na vila algarvia, incluindo a melhoria da limpeza e segurança. Dois dos 16 concelhos algarvios já cobram taxa turística: Faro (1,5 euro por noite até sete noites entre Março e Outubro) e Vila Real de Santo António (um euro por dia até sete dias).

Barcelona

As autoridades de Barcelona anunciaram que o imposto turístico será aumentado nos próximos dois anos. Os visitantes já pagam uma taxa turística regional e uma sobretaxa extra para toda a cidade desde 2012. Em Abril, as autoridades municipais aumentaram a taxa municipal para 2,75 euros e um segundo aumento acontecerá no próximo ano, em abril de 2024, em que a taxa passará para 3,25 euros. O imposto aplica-se a visitantes em alojamento turístico oficial. E os recursos serão usados para financiar a infraestrutura da cidade, incluindo melhorias nas estradas, serviços de transportes e escadas rolantes.

Valência

Valência anunciou que vai introduzir uma taxa turística para os viajantes que se hospedarem em todos os tipos de alojamento na região, incluindo hotéis, hostels, apartamentos e parques de campismo. Os visitantes terão de pagar entre 50 cêntimos e dois euros por noite, consoante o alojamento escolhido, até sete noites. A entrar em vigor no final de 2023 ou início de 2024, as receitas irão para o desenvolvimento sustentável do sector de turismo da região. Os recursos também serão usados para fornecer moradias mais acessíveis para os moradores locais em pontos turísticos.

Tailândia

A Tailândia está a debater a introdução de uma taxa turística de 300 Baht (oito euros). Segundo o governador da Autoridade de Turismo, parte da taxa será «usada para cuidar dos turistas», já que houve momentos em que o seguro de saúde não os cobria. Também ajudará a financiar novos desenvolvimentos de atracções turísticas, como o Grande Palácio de Bangkok.

Veneza

Veneza poderá em breve começar a cobrar aos turistas que a visitam. A taxa foi inicialmente prevista para Janeiro e depois para o Verão de 2023, mas foi adiada várias vezes. A taxa proposta varia entre três e 10 euros, dependendo se é temporada baixa ou alta.

 

UE vai implementar visto de turista em 2024

Também, a partir de 2024, cidadãos não pertencentes à UE, incluindo norte-americanos, australianos, britânicos e outros viajantes de fora do Espaço Schengen, precisarão de preencher um formulário e pagar uma tarifa de sete euros para entrar. Menores de 18 anos ou maiores de 70 anos estão isentos.

Ler Mais