Vão ser estes os cinco empregos mais procurados entre 2025 e 2030. Saiba também os que estão a enfrentar maior declínio
O crescimento da IA e da automação impactou significativamente a economia global, alterando a forma como as empresas operam. O aparecimento destas tecnologias também transformou o mercado de trabalho, obrigando os trabalhadores a requalificarem-se e a adaptarem-se às oportunidades emergentes. De acordo com os dados do Stocklytics.com, estes serão os empregos que mais crescerão entre 2025 e 2030.
Os especialistas em Big Data constituem a espinha dorsal da inovação em IA em todos os sectores, desde a saúde e finanças ao retalho. Desempenham um papel fundamental na IA, gerindo grandes conjuntos de dados que permitem a detecção de fraudes, análises preditivas e sistemas de recomendação. De acordo com o Future of Jobs Report 2025 do Fórum Económico Mundial, os especialistas em Big Data lideram a lista dos empregos que mais crescem, com um aumento projectado de 110% entre 2025 e 2030, muito mais do que qualquer outro emprego.
Os engenheiros de FinTech, que desenvolvem tecnologias financeiras de ponta, como blockchain e sistemas de pagamento digital, ocupam o segundo lugar, com um aumento projectado de 86% nos próximos cinco anos. Em comparação com o ano passado, quando lideraram o ranking, os especialistas em Machine Learning caíram para o terceiro lugar, com um crescimento esperado de 81% até 2030.
Os App developers e os gestores de segurança completam o top 5, com um aumento projectado de 58% e 57%, respectivamente. De acordo com as previsões do Fórum Económico Mundial, a formação para se tornar especialista em data warehouse, especialista em veículos autónomos e eléctricos, ou designers de UI e UX é também uma boa opção para quem procura um emprego seguro num futuro próximo.
Enquanto alguns empregos aumentam em oportunidades, outros diminuem. Segundo o Fórum Económico Mundial, os profissionais dos serviços postais, os caixas de banco e os dactilógrafos enfrentam uma quebra entre 25% e 35%. Secretárias, assistentes administrativos e funcionários de caixa também estão a enfrentar um declínio significativo à medida que a automação assume o controlo.
O Work Trend Index Annual Report de 2024 mostrou que 75% dos colaboradores utilizaram a IA no trabalho, principalmente em pequenas e médias empresas. Além disso, dois em cada três líderes tecnológicos estavam mais propensos a dar uma oportunidade a alguém com competências em IA do que a um candidato mais experiente mas sem essas skills.
A IA não está apenas a mudar empregos, está a criá-los. De acordo com a previsão do Fórum Económico Mundial, a IA criará mais de 170 milhões de novos empregos até 2030, muito mais do que qualquer outra tecnologia. Este número traz muitas oportunidades para os trabalhadores dispostos a aprender e a adaptar-se.