Volkswagen vai formar mais de 20 mil colaboradores criando “mission rooms”. E assim avançar com a conversão das suas fábricas para a produção de veículos eléctricos

O maior complexo de fabrico de automóveis da Europa está a lançar uma campanha de formação profissional para preparar e desenvolver os colaboradores da produção para a mobilidade eléctrica. A marca Volkswagen está assim a avançar com a conversão das suas fábricas alemãs para a produção de veículos eléctricos.

 

No seguimento das fábricas de automóveis de passageiros de Zwickau e Emden, a fábrica de Wolfsburg tornar-se-á também uma fábrica de veículos eléctricos ao longo dos próximos anos. Esta transformação não se vai basear apenas na formação especializada, já que a fábrica alemã abriu um eMotionRoom onde, nos próximos meses, 22 mil colaboradores da produção poderão desfrutar de uma experiência do processo de transformação de ICE para veículos eléctricos.

O eMotionRoom faz parte de um programa de formação de um dia (eMotionDay) para os colaboradores da produção em Wolfsburg, que vai até 2025. Neste Outono, Wolfsburg iniciará a produção do modelo ID.31, o primeiro modelo na fábrica a ser baseado na plataforma MEB. Até ao Verão, cerca de 1200 colaboradores vão receber formação na produção do ID.3.

O eMotionRoom foi desenvolvido internamente pela Academia do Grupo Volkswagen e pelas unidades organizacionais da fábrica. Tem três salas intrinsecamente concebidas e os colaboradores têm de resolver vários puzzles e problemas em cada uma destas salas no espaço de 20 minutos.

O desafio começa com uma viagem no tempo até ao século XIX (invenção dos primeiros motores eléctricos) e na segunda sala é traçada a história da fábrica de Wolfsburg até aos dias de hoje (produção de veículos ICE). A terceira sala dá um olhar sobre o futuro digital da condução.

Tal como os escape rooms clássicos, as equipas (cada uma composta por quatro pessoas) devem resolver vários problemas em cada sala para abrir a porta. Cada grupo é guiado por dois instrutores da Academia do Grupo através de uma ligação vídeo. O eMotionRoom, em uso pelo menos até ao final de 2024, faz parte do eMotionDay que também inclui outros módulos de formação, tais como a utilização de auscultadores RV na produção.

A nova linha de produção para o ID.3 e o novo Tiguan será instalada nos próximos meses e a fábrica deverá também começar a construir um modelo adicional baseado no MEB (SUV) num futuro próximo. O investimento inicial de 460 milhões de euros, até ao início de 2025, será canalizado para instalações de produção, o restante será destinado à formação, como o eMotionRoom, e às medidas de conversão necessárias.

Ler Mais