WhatsApp vai ter novas funcionalidades (já este ano). Estas são as mais aguardadas
Tudo indica que, este ano, o Whatsapp, detido pela Meta, quer continuar a ser a aplicação de mensagens número um do mundo – com quase 3 mil milhões de utilizadores registados – e tem novos recursos planeados, avança o El economista.
Graças a fugas de informação, descobertas e à evolução das ferramentas da aplicação, é possível prever algumas das funções que em breve chegarão aos telemóveis.
Adeus aos números de telefone
Embora o requisito essencial para criar uma conta no WhatsApp seja ter um número de telefone, aos poucos e devido ao aumento da cibercrime, a aplicação está a migrar para eliminar essa necessidade.
Este ano, os nomes de utilizador personalizados vão tornar-se a norma no WhatsApp. Ou seja, em vez de o seu número de telefone ser o seu cartão de visita, será um nome de utilizador, tal como acontece noutras redes sociais como o Instagram.
Inteligência Artificial nos chats
Por razões de segurança e privacidade, a IA do WhatsApp ainda não está disponível na EU, mas tudo indica que chegará às contas de WhatsApp nos primeiros meses deste ano.
Receber mensagens de outras aplicações no WhatsApp
A interoperabilidade entre aplicações é um dos requisitos da Lei dos Serviços Digitais da UE, e a Meta, como uma das guardiãs, tem de a cumprir, pelo que a partir de Março de 2025 poderá receber e enviar mensagens para os seus contactos do WhatsApp do Telegram ou Messenger ou vice-versa.
Mais personalização
Por fim, este ano a aplicação deverá receber novas funcionalidades de personalização, como filtros avançados para fotografias e vídeos, modo retoque para videochamadas ou modo pouca luz, que optimiza a visibilidade em videochamadas com pouca iluminação.