Women Engaged for PSA quer 20% de liderança feminina em 2020

Criada em França em 2010, com o apoio do Groupe PSA, o Women Engaged for PSA conta com 300 mulheres. O objectivo é promover a diversidade de género e chegar aos 20% de liderança feminina em 2020. 

 

No Grupo, em 2017, o número de mulheres em quadros superiores e directivos era de 15%. Para chegarem ao objectivo de 2020 (20%), a rede desenvolve actividades diversificadas como conferências, workshops, pequenos-almoços de trabalho, coaching feminino, nas quais se promove a troca de experiências e em que participam mulheres que sejam referências por trabalharem em áreas em que a presença feminina é, ainda, uma minoria.

 

Encontro promovido para o Dia Internacional da Mulher 

A dupla José Pedro Fontes e Inês Ponte, do Citroën Vodafone Team partilhou a sua experiência no âmbito do encontro promovido pela rede “Women Engaged for PSA” (WEP), em Portugal, onde esteve também presente Maria Estefanía Narrillos, directora da Plataforma Ibérica da WEP, e directora Financeira da Zona Ibérica e Magrebe do Grupo.

Num desporto ainda dominado por homens, Inês Ponte contraria as tendências. A copiloto de José Pedro Fontes no âmbito do Campeonato de Portugal de Ralis defende que não é fácil uma mulher vencer num mundo de homens, porque é um mundo muito fechado, mas que é uma luta que se ganha à medida que os resultados vão aparecendo.

A piloto recordou que um dos momentos em que sentiu mais pressão foi quando engravidou: «Quando fiquei grávida muitas pessoas perguntavam-me se ia voltar. Eram perguntas que, ao contrário do que esperava, não partiam de homens mas de mulheres. Este é um desporto que nos obriga a parar quando estamos grávidas o que, embora seja por um óptimo motivo, é uma grande desvantagem para as mulheres, mas nunca pus em causa não voltar».

José Pedro Fontes, por sua vez, realçou que ser pai ou mãe é a mesma responsabilidade, mas aos pais ninguém coloca este tipo de questões. Salientou também que embora seja um meio tipicamente masculino, há cada vez mais mulheres a dar cartas no mundo das corridas.

Veja também estas notícias

Ler Mais