110 erros de ecommerce que as empresas devem (a todo o custo) evitar
A COVID-19 obrigou as pessoas a um consumo mais digital nestes meses e é nesse sentido que surge o livro “110 Erros que Prejudicam a sua Loja Online”. A obra resulta da experiência de campo da plataforma especializada em formação e consultoria Tudo Sobre eCommerce e encontra-se dividido em quatro grandes capítulos, erros de gestão de negócio; erros de usabilidade e de plataforma de ecommerce; erros de marketing online e offline; e erros de customer experience.
O livro foi idealizado e estruturado para quem é proprietário de um canal digital de vendas (ou planeia abrir uma loja online), para os responsáveis de marketing digital – ou gestores – de um ecommerce, para os profissionais de apoio ao cliente de um negócio digital e, também, para os estudantes do ensino superior ou de uma especialidade de marketing digital.
Para além de permitir identificar os erros que estão a prejudicar qualquer comércio electrónico, a obra permite desenvolver um plano de acções correctivo, colocar em prática as soluções apresentadas e, igualmente, antecipar potenciais erros no futuro.
O livro apresenta uma «lista exaustiva com os 110 erros mais comuns que, em mais de 10 anos de trabalho, vimos a ser cometidos em negócios online e que afecta(ra)m negativamente o respectivo crescimento», explica Vera Maia, fundadora e CEO do TSE.
No fundo, estamos perante um «compêndio de boas práticas, mas abordado ao contrário», sublinha Sónia Costa, CMO & Digital Marketing Consultant na TSE.
Marta Lousada, head of Ecommerce & Digital Marketing da SEPHORA Portugal, e Pedro Santos, responsável máximo do Ecommerce da Sonae MC, prefaciam o título.
«O contexto de crise pandémica e de confinamento sócio-económico obrigou as pessoas a um consumo mais digital nestes meses. Mas, a tendência veio para ficar, e crescer. Está a ser, também em Portugal, uma oportunidade para o sector, mas urge aproveitar a onda para emendar os erros que muitas empresas e marcas, inclusive conceituadas no mercado, cometeram (e estão a cometer). As lojas online de inúmeros negócios, pura a simplesmente, não estavam planificadas e estruturadas para uma subida abrupta de encomendas. As queixas dispararam e as experiências de muitos consumidores podem afectar compras futuras», enfatiza Vera Maia, acreditando que os “110 Erros que Prejudicam a sua Loja Online” podem dar um contributo muito importante para dar a volta por cima.