Há 32 cursos com empregabilidade total para os recém-diplomados. Descubra quais são as áreas

A plataforma Brighter Future, disponibilizada gratuitamente pela Fundação José Neves, revela que há 32 cursos (30 licenciaturas e dois mestrados integrados) que no ano de 2020 tiveram 100% de empregabilidade para os recém-diplomados. 

 

Sendo 14 da área de saúde (10 dizem respeito à licenciatura em Enfermagem), destacam-se ainda as áreas de engenharia, com cinco cursos, e arquitectura e construção, artes e ciências empresariais, cada uma com dois cursos.

Para além da área da saúde, as áreas de formação com dois ou mais cursos que não registaram qualquer recém-diplomado desempregado foram as seguintes Engenharia e técnicas afins (cinco cursos); Arquitectura e construção (dois cursos); Artes (dois cursos); Ciências empresariais (dois cursos).

A diferença entre ensino público e privada não é grande: 17 dos 32 cursos (53%) que não registaram, em 2020, qualquer recém-diplomado como desempregado são do ensino público sendo os restantes 15 cursos do ensino privado.

Comparando o ensino universitário com o politécnico as diferenças são mais acentuadas, com 21 dos 32 cursos (66%) que não registaram, em 2020, qualquer recém-diplomado em situação de desemprego a serem do ensino politécnico e os restantes 11 cursos do ensino universitário. Esta discrepância deve-se, em grande medida, às 10 licenciaturas em enfermagem do ensino politécnico que não registaram qualquer recém-diplomado como desempregado no ano de 2020.

De acordo com os dados sobre recém-diplomados inscritos no IEFP, apenas disponíveis para Portugal continental, a maioria dos cursos, 18 dos 32 cursos (56%) – sem qualquer recém-diplomado em situação de desemprego encontram-se em instituições cuja unidade orgânica que se localiza na Área Metropolitana de Lisboa. Destacam-se, no ensino público, a Universidade de Lisboa e o Instituto Politécnico de Lisboa.

O número de cursos que não registaram qualquer recém-diplomado em situação de desemprego no ano de 2020 foi mais reduzido nas regiões Norte (seis cursos); Alentejo (três cursos); Centro (três cursos); Algarve (dois cursos).

Ler Mais