5 “tradições” do local de trabalho que deve mudar… já

Desde a pandemia, muitos líderes ficaram mais abertos a mudanças no status quo. Regras antes consideradas sagradas – como a presença regular no escritório, uma jornada de trabalho tradicional de oito horas ou um dress code – já não se aplicam. Para testar essa teoria, a Korn Ferry partilha cinco regras a mudar o quanto antes.

 

O local de trabalho continua a evoluir e especialistas dizem que pode estar pronto para mais mudanças. Actualmente, muitas empresas estão desesperadas por ideias que possam aumentar as receitas e a produtividade ou ajudar a desenvolver uma cultura corporativa mais coesa. «Líderes eficazes estão dispostos a ouvir novas ideias, pelo valor que podem agregar à organização ou aos clientes, e não como uma ameaça ao status quo», diz Michaela Buttler, consultora de serviços de transição de carreira na Korn Ferry. Por isso, se tem uma ideia que pode melhorar a forma como os negócios são feitos, agora é hora de a apresentar à administração.

Com isso em mente, eis cinco tradições no local de trabalho que os líderes podem estar receptivos a mudar.

Regra 1: “É assim que fazemos aqui”

Encontrar uma maneira mais eficaz de fazer algo é excelente. Mas não basta partilhá-la, tem de encontrar forma de testar a sua teoria, diz Alma Derricks, senior partner de clientes na Korn Ferry.

Por exemplo, se tiver uma solução melhor para os colaboradores do apoio ao cliente falarem com os consumidores, escreva um guião e teste-o. Peça autorização à chefia para experimentar com dez clientes e depois reporte. «Uma ideia é apenas um décimo do problema, o resto é execução», defende Alma Derricks.

Concentre-se em como a nova prática pode ajudar a organização a economizar dinheiro ou aumentar receitas. «Seja capaz de articular por que a inovação tornará as coisas melhores, mais rápidas, mais baratas ou mais divertidas», sugere.

 

Regra 2: Agarre-se aos seus pontos fortes

Uma das maiores preocupações actuais dos líderes empresariais é se a sua força de trabalho tem ou não as competências necessárias para o futuro. Neste momento, muitos estão a investir tempo e dinheiro no upskilling das suas pessoas. Se tem um talento fora do escopo de sua actual função que beneficiaria o departamento, ou uma competência que gostaria de desenvolver, Michaela Buttler sugere falar com o seu gestor.

Ofereça-se para ajudar com tarefas que estão fora da sua descrição de funções, mesmo que haja uma certa curva de aprendizagem, diz Tiffinee Swanson, coach de carreira e liderança na Korn Ferry. «Levante a mão para oportunidades nas quais está interessado e sinta que pode dedicar tempo suficiente para ter sucesso», sugere.

Não negligencie as suas skills únicas, diz Alma Derricks. Por exemplo, se a empresa está a tentar chegar a jovens de 18 a 22 anos, um colaborador recém-formado pode ter uma visão especial sobre como alcançar esse grupo demográfico. Embora isso possa não ser considerado uma competência tradicional, é uma aptidão única que pode levar a outra oportunidade, explica.

 

Regra 3: Siga uma política flexível de regresso ao escritório

Não fique fora do escritório se a chefia exige três dias por semana presenciais. Na verdade, é exactamente o oposto. Mesmo que a política do escritório exija que vá ao escritório apenas uma vez por semana, poderá beneficiar se comparecer com mais frequência.

«A sua presença física pode ser uma forma de obter visibilidade e ajudá-lo a construir conexões com outras pessoas no trabalho, melhorando a sua colaboração e o seu engagement geral», salienta Tiffinee Swanson.

 

Regra 4: Não faça coisas para as quais não tem autorização específica

Não é invulgar colaboradores junior serem convidados para liderar um grupo de trabalho, mas muitos ficam confusos com a falta de autoridade sobre os colegas. Os especialistas aconselham a confiar na autoridade concedida pela chefia.

Um colaborador não precisa de um título formal para ser líder, realça Tiffinee Swanson: «Qualquer um pode ser um líder informal ao apresentar ideias e sugestões e encontrar formas de unir o grupo em torno de um objectivo comum.»

 

Regra 5: Networking é apenas para depois do trabalho

Com menos pessoas no escritório – e muitas delas ansiosas para voltar para casa – há menos oportunidades de interagir pessoalmente com colegas depois do horário laboral. Especialistas dizem que isso não deve impedir o networking durante o dia. Quando estiver no escritório, dê uma volta para ver quem está e pare para conversar. Pode até convidar para um café ou almoçar.

Transforme reuniões presenciais de rotina em oportunidades de networking com colegas. Alma Derricks sugere combinar um almoço mensal e convidar pessoas que comemorem datas especiais, como aniversários. «Isso permite quebrar o gelo e que as pessoas se sentem e se conheçam melhor.»

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