
7 dicas (preciosas) da Harvard Business Review para tirar o melhor partido da IA
A Inteligência Artificial (IA) está a revolucionar o mundo dos negócios. Com base nisso, o High Play Institute reuniu artigos publicados pela Harvard Business Review e elaborou uma lista com dicas para potencializar o uso de inteligência artificial nas organizações.
1. Estratégia antes da tecnologia: é importante que as empresas definam em primeiro lugar onde querem chegar e os seus objectivos antes de implementarem soluções de IA.
2. Ética e governança: existe a necessidade de estabelecer regras para o uso de IA, especialmente em áreas mais sensíveis como a saúde ou as finanças.
3. Upskilling e reskilling: a introdução da IA muda o mundo do trabalho, nesse sentido as organizações devem investir na requalificação das suas pessoas com alguma rapidez.
4. Colaboração homem-tecnologia: em vez de substituir, a IA para aumenta as capacidades do homem, criando novos modelos de trabalho numa perspectiva colaborativa.
5. Dados como recurso estratégico: a qualidade e gestão dos dados são cruciais em qualquer negócio, e a IA passa a estar no centro da geração e análise desses mesmos dados.
6. Experimentação: com a IA tem ganha mais sentido a abordagem de ‘falhar rápido para aprender rápido’ enquanto se implementam novos projectos.
7. Liderança camaleónica: ganha ainda mais sentido a necessidade de líderes que consigam com flexibilidade liderar na incerteza e complexidade que a IA traz.