75% dos empregadores em Portugal pretendem contratar em 2021. Saiba que perfis procuram

De acordo com o Guia do Mercado Laboral 2021 da Hays, 75% de empregadores pretende contratar mais colaboradores em 2021, sobretudo perfis Comerciais, de Tecnologias da Informação, de Engenharia e de Marketing e Comunicação.

 

A percentagem de empresas que pretendem recrutar é superior na região Centro (80%) enquanto nas regiões Norte e Sul do país a percentagem se situa nos 74%.

O Guia do Mercado Laboral 2021 indica ainda que entre os motivos mais referidos pelos empregadores para as contratações em 2021, destacam-se o crescimento do negócio em território nacional, mas também a recuperação do negócio no período pós-Covid19.

A maioria dos empregadores continua a sentir algum tipo de dificuldade em recrutar os profissionais que procuram para as suas estruturas. Apenas 38% indicam não sentir essa dificuldade.

Por outro lado, a percentagem de profissionais que consideram mudar de emprego situa-se agora nos 79%, o valor mais alto desde 2014. O salário é o factor que mais motiva esta mudança (68% dos profissionais), logo seguido das perspectivas de progressão de carreira (67%) e a procura por projectos mais interessantes (60%).

O Guia mostra que os profissionais de Retalho são os que revelam maior disponibilidade para mudar de emprego em 2021.

O estudo revela também que 87% dos profissionais qualificados no estrangeiro afirmam que pretendem voltar a trabalhar em Portugal.

Mais de metade dos empregadores (54%) acredita que a flexibilidade em modelos de trabalho remoto será fundamental para garantir a produtividade em 2021. No entanto, a aplicação desta forma de trabalho está pouco definida para cerca de metade das empresas inquiridas, sendo implementada consoante as necessidades.

Esta edição do Guia do Mercado Laboral tem como base inquéritos efectuados junto de 2752 profissionais qualificados e 612 empregadores, além de milhares de entrevistas e reuniões realizadas pela Hays ao longo do ano, junto de candidatos e empresas em todo o país.

Ler Mais