
75% dos profissionais de TI admitem ter sido vítimas de bullying
Um esudo da IDG Connect mostra que o assédio moral no trabalho junto dos profissionais da área das Tecnologias de Informação é considerado como a «norma e não a excepção.»
Três quartos dos 650 profissionais inquiridos a nível global pela IDG Connect no estudo “Bullying: The Uncomfortable Truth About IT” admitiram terem sido vítimas de bullying no trabalho, ao passo que 85% revelou já ter testemunhado situações de bullying com outros colegas. E ainda 8% admitiram serem eles mesmos bullies – pessoas que, realça o relatório, na sua maioria «também já foram elas mesmas vítimas de bullying.» Já 45% dos inquiridos escolheu não responder à questão.
Sobre o tipo de bullying, 8% assumiu ter sofrido violência física, 75% abuso verbal e 94% revelou ter sido alvo de violência psicológica, o tipo de bullying «mais fundamentalmente danoso – tanto para o indivíduo como para a organização – apesar de ser o mais difícil de detectar, já que as vítimas muito frequentemente duvidam delas mesmas e muitas vezes não conseguem acreditar que este tipo de situação está mesmo a passar-se com elas», escrevem os autores do estudo.
Para além disso, o paper da IDG Connect mostra que 76% dos inquiridos, solicitados para definir o grau de bullying de 1 – “ligeiro” – a 10 – “virtualmente insuportável” – situaram a sua situação entre os valores 7 e 10 da escala. E 22% chegaram mesmo a considerar o tipo de bullying de que são vítimas merecedor da classificação 10.