9.ª Conferência da Human Resources!
Ricardo Florêncio
Director da Revista HR Portugal
Editorial publicado na edição de Maio de 2015 da revista HR Portugal
Decorreu no hotel Dom Pedro Palace em Lisboa, a 9.ª Conferência da Human Resources. Numa sala com mais de 280 convidados, ouviu-se e debateu-se o tema “Employer Branding”.
Foi extremamente interessante ouvir o que profissionais que trabalham no sector público e no privado, e nos mais variados sectores de actividade, partilham sobre o tema. E apesar de algumas visões diferentes sobre determinados aspectos, é unânime a opinião da importância do tema para as empresas.
Tem-se afirmado que o mais importante activo que uma empresa tem são as suas Pessoas, os seus Recursos Humanos. Uma empresa é feita, é construída, basicamente por Pessoas. Disso não há dúvidas. Mas não é só! A estratégia de comunicação é também fundamental.
Se é verdade que as pessoas continuam a ser a alma de uma empresa, a sua verdadeira essência e o principal veículo para transmitir os valores e características das Empresas, das Marcas, é no poder da comunicação que assenta a real captação das mensagens por parte de clientes, parceiros, mercado e das próprias pessoas. E aqui surge também um terceiro elemento fundamental. A Marca! Activo cada vez mais poderoso, que carrega consigo os valores, a reputação, o ADN da empresa.
As Pessoas, a Marca e a Comunicação são assim essenciais, sendo a sua articulação uma necessidade e um dos factores críticos de sucesso para as organizações. Outra referência importante durante esta Conferência foi a palavra “coerência”. Coerência entre o que se afirma e o que se faz. Coerência entre o que se anuncia e o que se entrega. Coerência ainda entre o que é percepcionado internamente e externamente. Temos assim muita matéria, e assuntos, para analisarmos e debatermos nas próximas edições.